Qual é a relação que existe entre clima e relevo?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.

A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

O relevo de uma bacia hidrográfica tem grande influência sobre os fatores meteorológicos e hidrológicos dado que a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que a temperatura, a precipitação e a evaporação são funções da altitude da bacia.

Na maior parte do país o clima é quente, o que decorre da sua localização, entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Apesar disso, existem 6 principais tipos de climas no Brasil: Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e Subtropical.

Resposta. Resposta: O relevo influencia no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação. As áreas de altitude mais elevada são mais frias do que as de altitude mais baixa, pois as montanhas podem impedir que os ventos com umidade cheguem à região, tornando o clima mais seco.

O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade. Diferentemente do clima, o tempo remete ao estado momentâneo da atmosfera, ou seja, corresponde às condições climáticas em um curto período.

Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.

Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.

Os elementos climáticos podem ser considerados como características que o clima apresenta. São eles temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Ao considerar a importância do clima e do relevo, leva-se em consideração também outras características que se relacionam e interagem como a vegetação, a hidrografia, a fauna e o solo. Por exemplo, ao checar as condições do clima amazônico (equatorial) pode-se chegar ao domínio amazônico.

O relevo influência também no processo de lixiviação, promovendo o transporte de elementos químicos através da água, tornando o solo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e dificultando sua capacidade de produção.

Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.

O relevo brasileiro é caracterizado pela formação geomorfológica muito antiga e pela presença de feições geomorfológicas bastante modificadas. O Brasil apresenta um relevo de médias e baixas altitudes, com destaque para a atuação de agentes externos, como clima e vegetação.

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.

Segundo ele, o país reúne 28 unidades de relevo, classificado de acordo com suas três formas principais: planalto, planície e depressão. Contudo, a primeira classificação do relevo brasileiro foi proposta pelo geógrafo brasileiro Aroldo Azevedo (1910-1974), em 1949, baseada na altimetria do território.

A característica climática da região reflete diretamente na composição vegetal e na biodiversidade, isso por que altas temperaturas possibilitam a proliferação de uma imensa diversidade de espécies de plantas. Em virtude da restrita alteração de temperatura (amplitude térmica) a floresta permanece sempre verde.

d) Correta – altitude, massas de ar, maritimidade e latitude são fatores que interferem e modificam a dinâmica climática dos diferentes lugares do planeta. e) Incorreta – temperatura e grau geotérmico não são fatores climáticos.

Ação humana sobre o relevo
O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades.