Qual é a relação existente entre a respiração pulmonar e respiração celular?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A respiração celular é realizada na parte interna das células, sendo a responsável por obter energia. Já a respiração pulmonar atua disponibilizando oxigênio para que as células possam realizar seu processo de respiração celular e retirada do gás carbônico resultante desse processo do organismo.

Existe uma interligação entre os 2 tipos de respiração pois o oxigênio capturado através da respiração pulmonar é utilizado na respiração celular e, o gás carbônico residual proveniente da respiração celular é eliminado através da respiração pulmonar. O sistema respiratório compreende estes dois tipos de respiração.

A respiração celular é, portanto, o processo de obtenção de energia na forma de ATP que ocorre a nível molecular nas células dos organismos e depende de oxigênio que pode vir oriundo da respiração sistêmica.

A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e o ambiente. Por meio desse sistema, o corpo consegue absorver o gás oxigênio e eliminar o gás carbônico.

Respiração celular é o processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. Esse procedimento pode ocorrer tanto na presença de oxigênio, sendo aeróbio, quanto em sua ausência, anaeróbio.

A respiração pulmonar deve-se aos movimentos do diafragma. O diafragma é um músculo que altera o volume da caixa torácica, conforme o seu movimento. Durante a expiração, saída do ar, o diafragma relaxa e diminui o volume da caixa torácica.

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.

A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

Pode ser realizado de duas formas: a respiração aeróbica (na presença do gás oxigênio do ambiente) e a respiração anaeróbica (sem o oxigênio).

Resposta: A falsa é a terceira opção, Explicação: Pois na verdade o nosso corpo inspira gás oxigênio e expira gás carbônico então não tem como o ar expirado ter mais oxigênio que o ar inspirado.

A circulação sistêmica garante oxigenação e nutrição para todas as células do corpo, enquanto a circulação pulmonar garante que o sangue a ser distribuído tenha a quantidade de oxigênio necessária para cada célula.

O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.

Há dois tipos de respiração celular: respiração aeróbica (que ocorre na presença do gás oxigênio do ambiente) e respiração anaeróbica (que acontece sem a presença do oxigênio).