Qual é a regra que justifica a acentuação da palavra incomunicável?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Regra: paroxítona terminada em ditongo oral. Explicação: A palavra incomunicáveis é paraxítona terminada em ditongo oral, portanto deve ser acentuada.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Erro de ortografia. A escrita correta dessa palavra é Irônico. A palavra possui acento circunflexo pois tem pronúncia fechada.

Fechados. Como notou, os ditongos abertos “éi” e “ói” de monossílabas e oxítonas são acentuados, mas das paroxítonas não. O acento foi eliminado devido ao novo acordo ortográfico e, assim, as palavras ideia, Coreia, europeia, heroico, jiboia, entre outras, não são mais acentuadas.

Segundo o Novo Acordo, “São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em ditongos abertos 'éu', 'éi' e 'ói', incluindo os monossílabos tônicos.” ATENÇÃO! Não acentuamos mais os ditongos abertos 'éu', 'éi' e 'ói' paroxítonos!

Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Esse vocábulo é acentuado em razão de ser uma oxítona (última sílaba tônica) terminada com E (a regra, a propósito, diz que se acentuam as oxítonas terminadas em A, E, O e EM – seguidas ou não de S).

Tais vocábulos são acentuados porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) define que as palavras paroxítonas terminadas em “L”, “R”, e “X” são acentuadas. Como exemplo temos: amável, dócil, açúcar, éter, córtex, tórax. Em função disso, os paroxítonos terminados em - ENS não devem ser acentuadas.

As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas. Exemplos: Dúvida.

Palavras oxítonas possuem a última sílaba tônica. Palavras oxítonas possuem tonicidade na última sílaba. No entanto, somente são acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

  • Es-cri-tor (oxítona)
  • A-le-gri-a (paroxítona)
  • Sá-ba-do (proparoxítona)

A regra pode ser assim sistematizada: PAROXÍTONAS: São acentuadas TODAS as paroxítonas que NÃO terminam em A(S), E(S), O(S), EM, ENS, ou seja, é o contrário das palavras oxítonas. Exemplos: Não são acentuadas palavras como mesa(s), doce(s), bolo(s), jovem, jovens, pois acentuamos as oxítonas terminadas nessas letras.

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Exemplos de Ironia

  1. Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. ...
  2. A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero. ...
  3. Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações. ...
  4. Ele estudou tanto que tirou zero na prova. ...
  5. Felicidade é trabalhar muito e receber pouco. ...
  6. Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem.

As regras de acentuação dependem da tonicidade das palavras, ou seja, da sílaba pronunciada mais forte. O vocábulo pé, por exemplo, é acentuado por ser um monossílabo tônico terminado em "e". Mas quando recebe o sufixo "zinho" passa a ser paroxítono terminado em "o" e, por isso, não tem acento.