Qual é a regra do s entre vogais?

Perguntado por: eresende3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.

Emprega-se a letra s: - nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos. Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa. - nos sufixos –oso e –osa (qua significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos.

Para que se mantenha a pronúncia s no meio das palavras, entre vogais, é necessário que se duplique a consoante s, ficando ss, como em pássaro, missa e massa.

Resumindo tudo o que foi dito acima, posso dizer que acrescentamos -s (-es ou -ies) somente na terceira pessoa do singular no Simple Present. Ou seja, somente quando falamos de uma terceira pessoa e apenas no tempo verbal presente.

Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. Se não houver nem um nem outro, acrescenta-se o “z” para transformá-la em verbo. Verbos como “paralisar” e “improvisar” possuem “s” porque os substantivos que os originaram também o possuem.

Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

  • sarcástico. subjugar. sentido. suplantar. salientar. sórdido. submisso. sistematizar. ...
  • sociedade. sensitivo. soar. saúde. semelhança. será subjetividade. ...
  • sistema. sentinela. senhor. sentir. superestimado. sagrado. sodomita. ...
  • sentença. soberania. só sobremaneira. sobressair. selar. sujeitar. ...
  • solução. série. sã suprimido. suspensão. sonoridade. sumário.

Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i. Por exemplo: centeio, peraltice, tencionar, cinto.

122.513 Palavras que terminam em "s", no português, ordenado por número de letras.

O alfabeto português é composto por 26 letras, sendo o s uma delas. Nas palavras com s, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

De modo geral, quando vamos usar o Simple Present para nos referirmos a ele, ela e indefinido, a maioria dos verbos recebe um “s” no final: He runs – Ele corre. She runs – Ela corre. It runs – Ele/ela corre.

She's = she has – nessa frase, o verbo “has” tem somente função auxiliar para o verbo principal que é “written” (Present Perfect), e costumamos abreviar os auxiliares. Mas não se diz: She's a big house. (Ela tem uma casa grande.)

Como regra geral, pode-se dizer que para conjugar um verbo no Simple Present, basta usá-lo no infinitivo sem o to no caso dos pronomes I, you, we e they, e acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it.

Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Professor Pasquale explica que a grafia do nome do país em inglês imita aquela utilizada pelo próprio Brasil em tempos distantes. Em cédulas antigas do período imperial, lembra o linguista, estava escrito 'Império do Brazil'. A letra s apenas substituiu z no último século.

Significado de Feliz
Que expressa alegria; alegre. Que possui ou demonstra felicidade: situação feliz. Etimologia (origem da palavra feliz). Do latim feliz.

* Hoje, vamos estudar as letras e as combinações de letras que representam o som de S: S, SS, C, Ç e SC.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].

Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.