Qual é a regra de acentuação dos hiatos?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

serão acentuadas, independentemente da posição na palavra, quando surgirem: – Formando hiato tônico com a vogal anterior. – Sem consoante na mesma sílaba, exceto o s.

Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Encontro de duas vogais em sílabas opostas
De acordo com a linguística, é o encontro de duas vogais na palavra, mas na separação silábica elas ficam separadas. De acordo com a reforma ortográfica não se acentua mais o hiato oo(s) no final das palavras. Exemplo: voo(s), perdoo, abençoo.

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

Resposta: Embora exista a grafia ”Luíza” ou mesmo ”Luiza”, forma feminina de ”Luiz” [com Z e sem acento], a grafia gramaticalmente correta e atual é com S e acento agudo: ”Luísa” (variação: Luíse), masc. Luís.

Erro de ortografia. A escrita correta dessa palavra é Irônico. A palavra possui acento circunflexo pois tem pronúncia fechada.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais aparecem juntas numa palavra, mas ficam em sílabas diferentes quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: raiz (ra-iz), Saara (Sa-a-ra), país (pa-ís).

Hiato e a divisão silábica
Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da);

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).

Significado de Hiato
substantivo masculino Encontro de duas vogais que são separadas na divisão de uma sílaba, por exemplo: hi-a-to ou pa-ís. [Figurado] Interrupção; intervalo numa atividade qualquer.

Continuar lendo São ditongos e hiatos?