Qual é a regra de acentuação da palavra café?

Perguntado por: arocha6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

'Cafezinho' ou 'cafézinho'?
O professor Pasquale explica que o acento está errado. Isso porque no diminutivo a sílaba tônica deixa de ser 'fé' e passa a ser 'zi'. O acento existe em 'café', palavra oxítona terminada em 'e'.

OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra. Ex: café, chulé, chaminé.

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
  5. Paroxítonas homógrafas. ...
  6. Palavras com trema.

Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).

A classificação do café quanto ao tipo consiste em determinar o número de grãos imperfeitos ou a quantidade de impurezas contidas em uma amostra de 300g. Essa classificação apresenta sete tipos numerados de 2 a 8.

As palavras abacaxi e legal são oxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na última sílaba da palavra. Uma palavra tem de ter no mínimo duas sílabas para ser classificada como oxítona: café (ca-fé);

A palavra “café” entrou Inglês em 1598 através koffie holandês. Esta palavra foi criada através kahve Turco, o qahwa Árabe pronúncia turco, um truncamento de qahhwat al-bun ou de vinho do feijão. Uma possível origem do nome é o Reino de Kaffa, na Etiópia, onde a planta do café teve origem; seu nome há Bunn ou Bunna.

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Possuem duas sílabas. Exemplos: café, filho, casa, leão, porta.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

Oxítonas terminadas em –i ou –u não são acentuadas, por exemplo. Palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba como sílaba tônica, enquanto palavras proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica.

De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em: Oxítonas – aquelas em que a sílaba tônica se encontra demarcada na última sílaba. Paroxítonas – a sílaba tônica é penúltima sílaba. Proparoxítonas – a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba.

A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.

A sílaba tônica de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade, isto é, a sílaba que pronunciamos com mais força. Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”. Pronunciamos essa palavra corretamente porque conhecemos sua sílaba tônica.