Qual é a regra da adição?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Para somar números inteiros, respeitam-se algumas regras de sinais. Se as parcelas possuem mesmo sinal, deve-se somar e repetir o sinal. Se as parcelas possuem sinais diferentes, deve-se subtrair e manter o sinal do número com o maior valor absoluto.

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois resolva a adição e subtração, ou vice-versa.

Quantas vezes podemos subtrair 5 de 25? Resposta: Uma vez, depois não temos 25 para subtrair, apenas 20.

Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença)

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Em todo o caso, confirmo que seguindo a ordem correta das operações matemáticas, primeiro temos que efetuar a multiplicação, depois vem a subtração e só depois vem a adição.

Elemento neutro: o número zero é chamado elemento neutro da adição, pois quando adicionado a qualquer elemento de reproduz sempre o próprio elemento.

Os números envolvidos na soma são chamados de Parcelas, e o resultado da operação é a soma ou total. Por exemplo, na operação , o dois e o oito são as parcelas e o dez é a soma ou total.

Aqui está um resumo dessas propriedades: Propriedade comutativa da adição: Alterar a soma das parcelas não altera a soma. Por exemplo, 4 + 2 = 2 + 4 4 + 2 = 2 + 4 4+2=2+44, plus, 2, equals, 2, plus, 4. Propriedade associativa da adição: Alterar o agrupamento das parcelas não altera a soma.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

Preferencialmente na ordem: Adição de frações, Subtração de frações, Multiplicação de frações e Divisão de frações. Estudar definições e propriedades. Simplificação. Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão de números decimais.

Organize seu estudo para ser bom na matemática

  1. Escolha os melhores livros para ter uma base sólida.
  2. Organize o seu lugar de estudo.
  3. Faça anotações com letra legível.
  4. Dedique parte do seu tempo para resolver exercícios.
  5. Crie o hábito de revisar a matéria.

Você sabe o que é uma regra? As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Significado de Regra
Expressão de ordem; disciplina: uma casa com ordens. Exemplo que se deve seguir; modelo: usei as regras do seu projeto. Determinação legal; lei: seguia as regras da Constituição. Em que há moderação, economia: empresa que gasta com regras.

Para esse tipo de divisão temos as regras:

  • Divisão de dois números positivos gera um resultado positivo;
  • Divisão de dois números negativos gera um resultado positivo;
  • Divisão de números com sinais diferentes gera um resultado negativo.

Regra de sinais são os caminhos que devem ser percorridos em um cálculo matemático para alcançar o resultado correto, seja ele positivo ou negativo.

Adição e subtração de números inteiros
Caso sejam todos positivos, somamos ou subtraímos como números naturais. Ao somar números inteiros positivos, adicionamos seus valores e o resultado será sempre positivo. Se os todos os números forem negativos, somamos seus valores e o resultado será sempre negativo.

Os fatos fundamentais de adição e subtração dizem respeito às relações básicas estabelecidas entre números (BRASIL, 1997). Por exemplo, 3 + 6 = 9 é um fato fundamental de adição e 15 – 8 = 7 é um fato fundamental de subtração.