Qual é a regra da acentuação da palavra armazém?
I) Acentuam-se as palavras oxítonas (agudas), com mais do que uma sílaba, terminadas em éns (ex.: armazéns, desdéns, convéns, reténs, améns [plural de amém], etc.)
Tem com acento ou não?
O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.
O que mudou na nova regra de acentuação?
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.
O que mudou nas regras de acentuação?
Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda). É o que acontece em: feiura, Bocaiuva, averigue, oblique.
Qual é a regra da proparoxítona?
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
Quando a palavra é paroxítona?
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.
Que palavra não deve ser acentuada?
Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.
Qual a regra de acentuação da palavra jacaré?
1ª - Assinalam-se com o acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo os que acabam em e, o fechados, seguidos, ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, pôs, trisavô, etc.
Qual a regra de acentuação na palavra imundície?
Nas palavras paroxítonasterminadas em ditongo oral, acentua-se a vogal da sílaba tônica: ágeis, imundície, lírio, túneis, tênue, jóquei, nódoa, cerimônia, história.
Quais acentos deixaram de existir com a reforma ortográfica?
Com o novo acordo ortográfico, deixaram de existir os acentos nos ditongos – o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba, como por exemplo ideia (EI é um ditongo) – abertos de palavras paroxítonas (que possuem acentuação na penúltima sílaba) como: moreia, europeia, paranoia, centopeia e onomatopeia.
Quais palavras perderam o acento circunflexo?
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
Qual foi o último Acordo Ortográfico?
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.
Quais são os pontos de acentuação?
O que é acentuação gráfica?
- acento agudo (´): destaca uma sílaba tônica com vogal longa e aberta;
- acento grave (`): indica a ocorrência de crase;
- acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado;
- til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.
Qual a regra de acentuação da palavra história?
A palavra história e muitas outras terminadas como ela em sílaba átona acabada em -ia (circunferência, glória, pátria, etc.) foram consideradas como esdrúxulas e portanto acentuadas graficamente, com acento agudo ou circunflexo, consoante a vogal tónica exigisse um ou outro.
Qual é a nova ortografia?
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
Quais são as regras de acentuação das oxítonas paroxítonas e proparoxítonas?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Quais paroxítonas não são acentuadas?
As paroxítonas acentuadas são: “tênis”, “pônei”, “oásis”, “vírus”, “afável”, “cível” e “difícil”. Não são acentuadas: “abençoo”, “alcaloide”, “apoia”, “azeitona”, “ovos”, “enjoo”, “item” e “mesa”.
São exemplos de oxítona paroxítona e proparoxítona?
Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Es-cri-tor (oxítona)
- A-le-gri-a (paroxítona)
- Sá-ba-do (proparoxítona)
O que É oxítona paroxítona É proparoxítona exercícios?
Oxítonas: palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: me-trô, su-flê, su-por. Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca-rá-ter, ca-va-lei-ro, pa-pa-gai-o.
Porque difícil É paroxítona?
3) Frágeis e difíceis têm a mesma razão de acento gráfico: acentuam-se as paroxítonas (aquelas cuja sílaba forte é a penúltima) com ditongo oral na última sílaba (dois sons vocálicos pronunciados em mesma sílaba - no caso, ei). Essa regra não foi alterada pelo recente Acordo Ortográfico.
Porque a palavra baú É acentuada?
Agora, como você pôde perceber, as palavras “baú”, “Itaú” e “Jaú” foram acentuadas. Sabe por quê? Ora, é simples: porque, de acordo com aquelas mesmas regras, das quais já falamos, as letras “u” e “i” tônicos do hiato são acentuadas quando isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.