Qual é a região mais desenvolvida do Brasil?

Perguntado por: agil . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Sudeste. A Região Sudeste é a região brasileira mais desenvolvida.

Juntas, as regiões Norte e Nordeste somam 87,7% do total de municípios com pior desenvolvimento econômico e social do Brasil, segundo o IFDM 2018.

A região Sudeste é a mais rica e conhecida do país. Composta por quatro estados, sendo eles Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, a região tem uma área total de 924.511,3 km² que abriga 85 milhões de habitantes.

Região possui economia forte na agricultura e pecuária
A economia da Região Sul do Brasil, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é separada em alguns setores, sendo eles: agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

Na análise do FGV Social, o Brasil foi dividido em 146 estratos espaciais: aquele com maior pobreza em 2021 é o Litoral e Baixada Maranhense, com 72,59% de habitantes nesta situação.

Na região Sul, a produção agrícola é caracterizada pela expansão da soja voltada para a exportação e pela modernização agrícola. Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a produção de soja é bastante significativa. Além da soja, são cultivados o milho, a cana-de-açúcar e o algodão.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (16), Fortaleza ultrapassa Salvador como a cidade com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.

A região concentra grandes áreas repletas de belezas naturais como o extenso litoral, com praias de águas quentes e cristalinas, que estão entre as mais bonitas do país, o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), um paraíso ecológico, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Canyons do São Francisco entre outros.

A Região Metropolitana de São Paulo é a região metropolitana com o maior PIB do Brasil e da América do Sul.

Industrialização. Com grande número de mão de obra e dinheiro em caixa, lucro da cafeicultura, a Região Sudeste tornou-se logo a área mais industrializada e de maior concentração de população do país.

A Região Sudeste ocupa uma área de 924 620,678 km2 sendo a segunda menor região brasileira em extensão territorial e a mais desenvolvida economicamente.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.

O município mineiro lidera o ranking de cidades com maior renda do país. Com aproximadamente 96 mil habitantes, Nova Lima abriga diversos condomínios de luxo com casas que podem chegar a R$ 10 milhões.

Slim é a pessoa mais rica da América Latina e figura na 16ª posição na lista de bilionários da revista norte-americana Forbes. Em 2020, chegou a ocupar o topo do ranking. No rol da Bloomberg, o mexicano está na 15ª colocação.

O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.