Qual é a região brasileira tem se destacado na produção de energia eólica no país?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região.

O Brasil já é líder em geração eólica e renovável no continente, com 27 GW instalados em grandes usinas eólicas e solares, mostra o Gizmodo. O país é seguido de perto pelo México (20 GW), com Chile (10 GW), Argentina (5 GW) e Uruguai (2 GW) vindo bem atrás.

Tradicionalmente, o mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com ventos mais fortes no litoral da região impulsionando a produção de energia eólica. Esse foi o primeiro recorde de geração instantânea de energia eólica registrado em 2022.

Sul e Sudeste concentram produção de energia no Brasil.

Veja as regiões em destaque:

  • Bahia (16,22 TWh)
  • Rio Grande do Norte (15,59 TWh)
  • Ceará (5,95 TWh)
  • Piauí (5,91 TWh)
  • Rio Grande do Sul (5,81 TWh)

O Brasil, os Estados Unidos e o México despontam como líderes na produção de energia eólica nas Américas, segundo dados recentes do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC, na sigla em inglês).

Atualmente 80% dos parques eólicos estão na região nordeste, sendo o Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores estados produtores. Entre os meses de agosto e setembro acontece o pico da geração eólica, período conhecido como “safra dos ventos”.

China

China é líder em energia eólica (221 GW), com mais de um terço da capacidade mundial. Possui o maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 7.965 megawatts.

região Nordeste

A região Nordeste é o principal polo de produção de energia eólica no Brasil. Os estados dessa região reúnem um conjunto de condições geográficas específicas que possibilitam a instalação de muitas usinas eólicas, com destaque para os ventos constantes.

Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:

  • Rio Grande do Norte: com capacidade de 4.066 MW e 151 usinas.
  • Bahia: com 3.951 MW e 153 usinas.
  • Ceará: com 2.045 MW e 79 parques.
  • Rio Grande do Sul: com 1.832 MW e 80 parques.
  • Piauí: com 1.638 MW e 60 usinas de geração de energia.

O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros.

A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país.

O Rio Grande do Norte se consolida como o maior gerador de energia eólica do País, com 7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação).

A geração de energia eólica é predominante nas regiões Nordeste (506 parques) e Sul do País (95 parques). Nas demais regiões brasileiras, há apenas mais um parque no Rio de Janeiro. A energia gerada pelos ventos ultrapassou a expressiva marca de 15 GW de capacidade instalada para produção nacional, em maio de 2019.