Qual é a regência do verbo estar?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal. Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Sujeito simples, pois apresenta um núcleo.

Estar é o verbo no infinitivo quando indica uma ação de encontrar-se em certo estado, condição, ou situação.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar. Ex: Os candidatos permanecem na sala de provas.

Qual a diferença entre verbos transitivos e intransitivos? Verbos transitivos precisam de complementos para que o seu sentido seja completo. Já os verbos intransitivos não precisam de nenhum complemento verbal para completar seu sentido, pois o significado já é completo.

As duas formas estão corretas. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está) e Estar é a forma do verbo no infinitivo. Exemplos: O menino deve estar feliz.

A forma correta de escrita é você está. As construções você estar e você tá estão erradas. A forma correta de conjugação do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo é está.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

O que é verbo transitivo direto? Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Quando usar estar? A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal, devendo ser usado, principalmente, nas locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Exemplos de uso estar: Ela deve estar cansada.

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza.

O verbo estar, na maioria das vezes, funciona como um verbo de ligação. Há, contudo, uma situação específica em que ele será um verbo intransitivo.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.