Qual é a regencia do verbo acessar?

Perguntado por: hramires6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O verbo acessar é um regionalismo do Brasil, da área da informática. O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que, «em Portugal, empr[ega-se], mais corretamente, o v[erbo] aceder neste sentido». Feita esta ressalva, trata-se de verbo transitivo directo, e a frase «acesse o site» está correcta.

Já acesso à rede, o "a" recebe o acento grave pois ocorre a crase (quem acessa, acessa a alguma coisa. Ou seja, acessa a + a rede.

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

verbo transitivo direto Obter algo relativamente difícil: acessar os recursos do governo. Ter passagem, permissão; entrar: acessar um território, uma área. Etimologia (origem da palavra acessar).

Acessa vem do verbo acessar. O mesmo que: conecta, liga, entra.

A forma correta de escrita do verbo é acessar, com c na segunda sílaba. A palavra assessar, sempre com ss, está errada. O verbo acessar é usado para indicar o ato de se ligar ou de se conectar a uma aplicação informática, tendo acesso a um recurso disponível: Acessar a internet.

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

Verbos que apresentam mais de uma regência

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

ataque repentino, manifestação súbita: “acesso de tosse”

acessível (adjetivo) -

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente: Na regência verbal o termo regente é um verbo; Na regência nominal o termo regente é um nome.

A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.