Qual é a regencia do verbo acessar?
O verbo acessar é um regionalismo do Brasil, da área da informática. O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que, «em Portugal, empr[ega-se], mais corretamente, o v[erbo] aceder neste sentido». Feita esta ressalva, trata-se de verbo transitivo directo, e a frase «acesse o site» está correcta.
Quem acessa acessa algo?
Já acesso à rede, o "a" recebe o acento grave pois ocorre a crase (quem acessa, acessa a alguma coisa. Ou seja, acessa a + a rede.
O que é regência nominal e dê exemplos?
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Como saber se tem erro de regência verbal?
Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.
Qual a classe gramatical da palavra acessar?
verbo transitivo direto Obter algo relativamente difícil: acessar os recursos do governo. Ter passagem, permissão; entrar: acessar um território, uma área. Etimologia (origem da palavra acessar).
Qual a forma correta de escrever acessar?
Acessa vem do verbo acessar. O mesmo que: conecta, liga, entra.
Como se escreve o verbo acessar?
A forma correta de escrita do verbo é acessar, com c na segunda sílaba. A palavra assessar, sempre com ss, está errada. O verbo acessar é usado para indicar o ato de se ligar ou de se conectar a uma aplicação informática, tendo acesso a um recurso disponível: Acessar a internet.
O que é regência correta?
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Quais são os verbos de dupla regência?
Verbos que apresentam mais de uma regência
- ASPIRAR.
- ASSISTIR.
- QUERER.
- VISAR.
- PROCEDER.
É correto dizer acesso de tosse?
ataque repentino, manifestação súbita: “acesso de tosse”
Qual é o adjetivo de acessar?
acessível (adjetivo) -
Quando usar a crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
O que é verbo transitivo direto exemplo?
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.
Como as regências são classificadas?
A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente: Na regência verbal o termo regente é um verbo; Na regência nominal o termo regente é um nome.
Como estudar regência nominal?
A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.
Qual é a regência do verbo esquecer?
Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."
Como saber se o verbo precisa de preposição?
Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.