Qual é a reflexão do Salmo 23?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 15 votos

O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

O Salmo em si já é um símbolo da nossa própria vida, que, apesar de rodeado de belezas, mesas preparadas, cálices transbordantes, pastos verdes e águas tranquilas, teremos os nossos “vale da sombra da morte”. Vales significam partes baixas da terra, uma depressão no solo.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida. O que, no entanto, nos encanta e fortifica nossa fé é a expressão “ainda” que vem primeiro no texto.

Os dois primeiros versículos deste Salmo mostram que você pode descansar no cuidado de Deus e na provisão dEle para sua vida, não importa o que esteja acontecendo hoje. Deus é Aquele que supre cada uma das suas necessidades. Ele conhece cada coisa que você precisa e está pronto para entrar em ação na sua vida.

Davi

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

4 Ainda que eu andasse pelo avale da sombra da bmorte, não temeria cmal algum, porque dtu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda Que Eu Andasse Pelo Vale Da Sombra Da Morte… A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam… Certamente Que a Bondade e a Misericórdia Me Seguirão Todos Os Dias Da Minha Vida…

Salmos 23:6 — Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Em qualquer situação, temos que compreender que o crente deve confiar que o Bom Pastor fará todas as coisas cooperarem para o seu bem.

Quando enfrentamos batalhas difíceis ou quando a vida nos sobrecarrega, nunca precisamos fugir com medo, porque está escrito: “O Senhor é meu o pastor” e “não [temerei] mal algum” (Salmos 23:1, 4).

O Salmo 23 é um salmo de confiança no cuidado e na provisão de Deus. Nesse salmo, Deus é comparado com um pastor amoroso, que protege suas ovelhas. Deus abençoa e guarda aqueles que O amam. O Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de ser guerreiro e rei, foi pastor de ovelhas.

A declaração bíblica que diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos” aponta para a abundante provisão de Deus para com os seus filhos. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa frase não traz uma ideia barata de triunfalismo, mas uma certeza de que Deus cuida daqueles que são seus.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.