Qual é a refeição que mais engordam?

Perguntado por: igentil . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Petiscos e churrasco: Biscoitos fritos, pizza, costelinhas de porco e outros belisquetes podem pôr um fim a qualquer dieta. Se você ama esses alimentos e não consegue evitá-los, tente, ao menos, seguir algumas dicas, como comer um prato de salada antes ou servir acompanhamentos como vegetais sem molho engordativos.

Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.

Comer durante a noite engorda, de fato? A resposta é: Depende! O que engorda, de fato, não é o período em que se come, mas a distribuição calórica durante o dia todo e a quantidade.

Em geral, o consumo em excesso de alimentos que possuem muitas calorias e não saciam a fome são os principais responsáveis pelos quilinhos extras. Por exemplo, as bebidas açucaradas, fast foods, salgadinhos, salsichas processadas, sorvetes e etc.

“Contudo, no geral, a região abdominal é considerada a de maior risco para o acúmulo de gordura (a chamada gordura visceral, que deve ser evitada)”, explica a especialista. Isso porque uma maior circunferência abdominal está relacionada a doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

De acordo um novo estudo conduzido na Universidade de Oxford, a gordura dos alimentos é armazenada na região da cintura muito mais rapidamente do que se pensava - em apenas três horas após ingerida. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Consumido com molho de tomate, ele é menos calórico do que o arroz. Em 110 g, um prato de macarrão chega a ter 122 calorias, contra 138 do arroz na mesma proporção.

Pode prejudicar o sono
Ir dormir com fome pode ser muito desagradável e, por isso, ficar sem jantar pode prejudicar a qualidade do sono. O que pode até levar a episódios de insônia.

Confira nesse post os tipos de alimentos para consumir à noite e que não vão prejudicá-lo.

  • Qual é a regra básica para comer à noite? ...
  • Sopas e caldos. ...
  • Chá de erva-doce ou camomila. ...
  • Frutas. ...
  • Aveia. ...
  • Flor de Maracujá ...
  • Saladas.

"Do ponto de vista calórico, não faz nenhuma diferença alimentar-se à noite ou pela manhã.

Segundo Julia, apesar do lanche ser uma refeição menor, normalmente a densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias relacionada ao tamanho da refeição, é maior.

Acima de tudo, o café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.

As causas geralmente estão relacionadas a predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse, ansiedade, não realizar uma dieta adequada, ou falta de exercícios físicos.

Arroz branco comum: cerca de 130-150 calorias. Arroz integral: cerca de 110-120 calorias. Arroz basmati: cerca de 120-140 calorias. Arroz selvagem: cerca de 100-120 calorias.

Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Aumente o consumo de carboidratos integrais.
Além de ótimas fontes energéticas, os carboidratos são ricos em fibras e vitaminas do complexo B. Como por exemplo: macarrão, pão e arroz integrais, e derivados de milho e aveia.

Se bebida com moderação, cerveja não engorda. É mito. Isso porque, em termos calóricos, ela tem a mesma quantidade de calorias do que produtos considerados saudáveis — em alguns casos, até menos.

Biscoitos integrais. Em uma quantidade acima de quatro unidades, esses pequenos podem ser inimigos de qualquer dieta. Outro aparente aliado da dieta, mas que pode se tornar um inimigo da silhueta fininha, é o biscoito integral.