Qual é a rede social mais usada pelos jovens?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.

Qual é a rede social mais usada de 2023? No Brasil, segundo pesquisa realizada pela agência We Are Social, referência nesse tipo de estudo, a mais utilizada é o WhatsApp, seguida pelo YouTube e Instagram.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

O aplicativo Threads, da Meta, foi lançado no dia 5 de julho de 2023. Com apenas dias de uso, já agregou cerca de 30 milhões de usuários.

E a atividade preferida da turma é acessar as redes sociais – mais de 70% têm perfil próprio em pelo menos uma delas. Os dados são da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Quanto mais velhos, maior a presença das crianças e adolescentes nessas redes.

Instagram

O Instagram ainda não superou o Facebook e nem tão pouco é o vice-campeão em números no quesito redes sociais. Mas, mesmo assim, pode ser considerada a rede social queridinha do momento. É a que cresce mais rápido ano após anos e, grande parte dos usuários é categórica ao escolher a plataforma como a sua preferida.

facebook.com

facebook.com está classificado como número 1 e é o site de Redes sociais mais visitado em Estados Unidos em julho 2023, seguido por twitter.com como segundo colocado, e instagram.com está classificado em 3º lugar. Esses são os sites de Redes sociais líderes em Estados Unidos.

1. Facebook (2,9 bilhões de usuários)
O Facebook é, sem dúvida, a maior rede social do mundo. Criada por Mark Zuckerberg em 2004, esta plataforma permite aos usuários se conectar com amigos, compartilhar postagens, fotos e vídeos, ingressar em grupos e participar de eventos.

Facebook

O Facebook foi disparado a rede social mais utilizada nos Estados Unidos, em recente levantamento realizado durante o mês de novembro.

Facebook – 109 milhões de usuários
Pois saiba que essa rede social ainda é a principal fonte de renda da Meta (58%) e a maior em número de usuários mundiais.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Buscas do ano
O assunto ficou a frente de "Copa do Mundo 2022" e "Brasileirão", dois assuntos relacionados a futebol. O reality show "BBB 22", que ocorreu no início do ano, e "Lula", candidato ganhador das eleições presidenciais, completaram o top 5 dos temas mais pesquisados no ano no Google.

Meta

Meta Platforms, Inc. é um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social com sede em Menlo Park, Califórnia.

A rede social Threads permite fazer postagens de texto assim como o Twitter. O usuário pode escrever com até 500 caracteres, publicar links, fotos e vídeos de até cinco minutos. A Threads foi desenvolvida pela equipe do Instagram e permite compartilhamento em outras redes sociais da Meta.

Kevin Systrom

1. O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger. Kevin Systrom e Mike Krieger são os fundadores do Instagram.

O Whatsapp é a rede social mais usada pela faixa entre 9 e 17 anos de idade, sendo acessada por 78% desses jovens, em seguida vem o Instagram (64%), o Tik Tok (60%) e o Facebook (47%). O Tik Tok é a rede favorita para as crianças de 9 e 10 anos, utilizada por 35%.

Segundo o ranking, é considerado um usuário de smartphone ativo qualquer pessoa que usa um smartphone pelo menos uma vez por mês. A China é o primeiro país do ranking, com mais de 953 milhões de usuários de smartphones. E a Índia segue em segundo lugar com 492 milhões, valor quase a metade da China.

De acordo com a consultoria Brand Finance, o Facebook — que antes era a rede social mais valiosa do mundo — perdeu o seu posto para o TikTok. A empresa da Meta perdeu 42% do seu valor em 2022, enquanto a rede social chinesa subiu de US$ 58,98 bilhões para US$ 65,69 bilhões em 2023.