Qual é a rede social mais usada pelos brasileiros?

Perguntado por: lsilveira3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

'Koo' foi criada em 2020, na Índia, em meio às tensões do governo com a rede social de Elon Musk. Assim, integrantes do governo Modi e personalidades públicas de extrema-direita entraram no Koo, segundo a BBC.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

O total de interações no Instagram foi quase 20 vezes maior do que no Facebook. O engajamento maior no Instagram indica que as pessoas estão muito mais abertas a interagir e participar de conversas com marcas no Instagram do que no Facebook, onde o engajamento orgânico atual já não é tão intenso como no passado.

Quais redes sociais dão mais dinheiro atualmente? Há uma infinidade de redes sociais capazes de monetizar e gerar renda. As mais populares e que, portanto, são as que melhor rentabilizam são o Instagram, YouTube, TikTok e Facebook.

Jan Koum

Nossa equipe. O WhatsApp foi fundado por Jan Koum e Brian Acton, que já haviam trabalhado juntos no Yahoo por 20 anos. O WhatsApp se juntou ao Facebook em 2014, mas continua a operar como um app separado com foco no serviço de mensagens rápido e confiável em qualquer lugar do mundo.

Medium. Você provavelmente já conhece a plataforma conhecida como Medium. Mas, então, por que colocá-la aqui? Simples: porque essa rede social não para de crescer e continua como uma das com maior potencial em 2022.

Mas, o problema foi atribuído a Elon Musk e os usuários logo começaram a buscar um substituto para a rede social e o escolhido foi o Koo. A rede social indiana foi criada em 2020, durante um momento de crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter.

Com a chegada de Elon Musk ao Twitter, diversas outras redes sociais começaram a ganhar popularidade, um dos exemplos é o Mastodon. A plataforma ganhou fama por se parecer muito com a rede do passarinho azul e chegou a 2,5 milhões de usuários recentemente.

O WhatsApp assumiu a primeira posição e é a rede social mais usada no Brasil. O YouTube segue ocupando a segunda posição da lista, acompanhada pelo Instagram e o Facebook. Em quinto lugar temos o TikTok, seguido por Messeger, Linkedin e Pinterest.

Alguns dados mostram que o Facebook possui mais de 60 milhões de páginas de empresa. Porém, apenas 32% dos usuários da rede se envolvem com alguma marca. No Instagram, mais de 70% das empresas já usam a plataforma para marketing e 80% dos usuários da rede seguem, no mínimo, uma empresa. Desses, 68% se envolvem.

Nomes como Telegram, Skype, Zap Zap, Messenger e Viber já são muito populares no Brasil e tornaram-se os favoritos dos usuários durante bloqueios. A lista a seguir também inclui downloads como o Hangouts, WeChat, Line e Kik Messenger. Baixe o seu preferido e volte a conversar com os seus amigos.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Por que está caindo? De acordo com Zuckerberg, a queda no número de usuários ativos diários do Facebook se deve principalmente à saída do público mais jovem da plataforma. Segundo o executivo, muitos jovens deixaram a rede social e migraram para rivais, principalmente o TikTok.

Um levantamento da Statias sobre ferramentas para troca de mensagens e videochamadas mostrou que, em 2021, o Facebook Messenger foi o mais usado (87%) pelos americanos.

Instagram. Em 2012, o Facebook anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão.