Qual é a rede social mais tóxica?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Twitter

A rede social mais tóxica da Internet é o Twitter. Ao menos é o que diz um estudo feito pela empresa de comunicação SimpleTexting. O levantamento foi realizado nos Estados Unidos, em março de 2022, com pouco mais de mil usuários de redes sociais com idade entre 18 e 75 anos.

Assim como na vida real, quando em uma reunião de amigos alguém toca no assunto, os usuários do twitter começaram a trazer muito a tona questões políticas, discussões sem nexo e com os 'especialistas modernos' no assunto acabam deixando o ambiente pesado, sem graça e tão tóxico que mal conseguimos respirar.

Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

Previne a ansiedade, a depressão e outros problemas
Esse é um dos benefícios de sair das redes sociais se levarmos em consideração estudos anteriores. Desconectar-se por um tempo pode ser uma boa maneira de prevenir problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Ela é, antes de mais nada, um meio, uma plataforma. Mas as redes sociais, em particular, têm um potencial de induzir comportamentos muitas vezes desmedidos em frente às telas, sem falar no seu aspecto viciante, como acusam alguns estudos.

Pesquisas sugerem que jovens usuários frequentes de mídia social gastam mais do que duas horas por dia com o uso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram irão, provavelmente, relatar problemas de saúde mental, incluindo sofrimento psicológico.

Qualquer conteúdo que exalte terrorismo, crime organizado ou propagação de ódio é proibido na rede social, assim como a oferta de serviços sexuais e produtos ilegais, mesmo que esses artigos possam ser legais em algumas regiões.

Motivo do bom senso: porque é um aplicativo vil, retardado e que só serve para hipersexualizar crianças e jovens e para bestializar ainda mais a população brasileira.

Ameaças violentas. Xingamentos, apelidos, tratamentos sexistas e racistas abusivos. Conteúdo abusivo que reduza alguém a uma condição degradante.

Mídia sensível, incluindo violência explícita e conteúdo adulto: não é permitido publicar mídias que contêm conteúdo excessivamente sangrento nem compartilhar conteúdo violento ou adulto em vídeos ao vivo ou fotos de capa ou de perfil. Mídias que representam violência sexual e/ou agressão também não são permitidas.

Instagram

Instagram é a rede social preferida dos jovens brasileiros, aponta pesquisa. Uma pesquisa conduzida pela HSR – Specialist Researchers, que ouviu 1.000 pessoas das classes A, B e C nas principais capitais brasileiras, revela que o Instagram é a rede social preferida de quem tem entre 18 e 25 anos, com 62% das citações.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Facebook

4. Facebook (116 milhões)
No mundo, ele ainda é a rede social mais acessada: são mais de 2,91 bilhões de usuários ativos, dos quais 116 milhões são brasileiros.

Se a ideia é ficar um tempo longe das redes sociais ou, quem sabe, reorganizar a estratégia da empresa consultando tendências a respeito da plataforma, a melhor opção é desativar o Instagram. Será possível reativar o perfil se escolher essa opção, mesmo que você decida ficar sem acessar a plataforma por um bom tempo.