Qual é a rede social mais antiga do mundo?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Facebook

No cenário global, a figura muda e o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. Atualmente, a rede da Meta soma mais de 2,9 bilhões de contas cadastradas, seguida pelo Youtube, com 2,5 bilhões e só então o Instagram e o WhatsApp, empatados com 2 bilhões.

A história do Orkut
O surgimento da marca está conectado com a história de seu fundador, Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco doutor em Ciência da Computação pela Universidade Stanford. Ele sempre foi apaixonado por interações via internet, tanto que fundou sua primeira rede social em 2001.

Entre ICQ, MSN, Fotolog e MySpace, nenhuma rede social foi tão popular entre os brasileiros como o Orkut.

The Project

Conheça o The Project, a primeira página da Internet, criado em 06 de agosto de 1991, por Tim Berners-Lee, cientista britânico e criador do World Wide Web, mais conhecido como WWW, em 1989. O primeiro site do mundo, foi dedicado ao projeto da World Wide Web e foi hospedado no computador NeXT, de Berners-Lee.

Muita gente costuma responder a pergunta acima com “Orkut” (2004), que foi a primeira rede social massificada (ao menos entre brasileiros e indianos). Mas, algumas ferramentas anteriores, de uma forma ou de outra, são também consideradas sociais.

Orkut e outras 7 redes sociais que foram esquecidas

  • Orkut. Acredite se quiser, mas o Orkut foi a rede social mais popular do país. ...
  • Flogão. Se hoje o Instagram é a principal rede social para a postagem de fotos, o Flogão era a grande febre no começo dos anos 2000. ...
  • MySpace. ...
  • Fotolog. ...
  • Clubhouse. ...
  • Formspring. ...
  • MSN.

O Twitter não tem mais esse nome e nem o passarinho azul como marca. Agora, ainda que a URL continue Twitter.com e as arrobas oficiais mantenham o velho nome, a rede social se chama X — letra que também substitui o pássaro como logo.

Ultra (UOS) Um projeto de blockchain social que visa revolucionar a forma como o conteúdo é compartilhado em várias plataformas. A plataforma espera oferecer aos usuários um balcão único para compartilhar videogames, música e outros tipos de entretenimento de maneira totalmente descentralizada.

Threads

O Threads é a nova rede social do momento, e tudo que se sabe sobre ela, é que é uma espécie de Twitter só que da Meta, empresa de Mark Zuckerberg, que também engloba o Facebook e Instagram. Ao que tudo indica o Threads será o lançamento do ano no quesito redes sociais e interação com o público.

Com a Web 2.0 em alta, surgiram as duas redes de relacionamento mais famosas até hoje: Orkut e Facebook. O primeiro, criado por um engenheiro turco, teve como público alvo os norte-americanos, porém se popularizou mesmo foi entre os países emergentes, como Brasil e Índia.

SixDegrees

Pioneiro, site antecedeu redes sociais como Orkut e Facebook e chegou a ter mais de três milhões de usuários nos anos 1990; saiba tudo sobre o SixDegrees e seus recursos. Lançado em 1997, o SixDegrees (sixdegrees.com) é considerado a primeira rede social da história da Internet.

O Facebook, rede mais popular do Brasil na atualidade surgiu um mês depois do Orkut, em fevereiro de 2004, mas só explodiu para o mundo no final dos anos 2000, principalmente após as diversas polêmicas envolvendo os criadores e os direitos dos usuários.

Venha com a gente!

  • Mídias sociais que não existem mais – Relembre. Prepare-se para uma viagem no tempo…
  • Fotolog. Ele ficou conhecido pelo público como flog, sendo que sua proposta era uma variação obvia dos sistemas de blog, já existentes na época. ...
  • My Space. ...
  • Orkut. ...
  • Diaspora. ...
  • mIRC. ...
  • ICQ. ...
  • MSN Messenger.

Google+ (ou Google Plus) é uma rede social do Google, que pretende facilitar o compartilhamento na web e "bater de frente" com o Facebook. O serviço, que está disponível na web e conta com apps para Android e iOS, permite trocar mensagens com os amigos, compartilhar links interessantes, divulgar fotos e muito mais.

De acordo com a consultoria Mobile Time, a rede social está presente em 96% dos celulares dos brasileiros acima de 16 anos e com acesso à Internet. O que muitos usuários não sabem, no entanto, é que a mídia social foi criada em 2010 por dois colegas de turma, e um deles inclusive é brasileiro.

De acordo com Getschko, o primeiro domínio comercial registrado no País foi da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 17 de agosto de 1995.

No ranking geral, o Google segue predominante com 83,9 bilhões de visitas mensais, seguido por YouTube, 32,7 bilhões e Facebook, com 16,8 bilhões. O Bing está na posição 25, com 1,2 bilhão de acessos por mês, e a OpenAI no número 17 do ranking, com 1,8 bilhão de views mensais.

symbolics.com

O primeiro domínio registrado foi o symbolics.com, em 1985, por uma fabricante de computadores em Massachusetts, nos Estados Unidos. Nessa época, qualquer um poderia registrar um domínio gratuitamente.

de 2014

Após inúmeros boatos, chegou a hora de se despedir do Orkut. O fim de uma das redes sociais pioneiras, foi anunciado pelo Google e ele será oficialmente encerrado no dia 30 de setembro de 2014.