Qual é a raiz da figueira?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Outra característica importante das figueiras são suas raízes, que surgem do caule e crescem para baixo até alcançar o solo. Em seguida, aumentam de diâmetro até se tornarem novos troncos.

Características morfológicas: Árvore lactescente, de 10-20 m de altura, e de imensa copa, podendo chegar a mais de 20m de diâmetro. tronco dotado de raízes que se desenvolvem acima do solo, junto com o tronco da árvore, chegando a medir 90-180 cm de diâmetro.

Quando adulta, desenvolver raízes aéreas. Estas raízes crescem em direção ao solo, transformando-se em troncos auxiliares, que ajudam a suportar os pesados ramos. A planta cresce melhor em zonas com forte insolação, embora seja extremamente tolerante à sombra.

A figueira é a 3* planta mais citada na Bíblia, foi com as folhas da figueira que Adão Eva se cobriram depois de se perceberem nus em Gênesis 3:7. Foi uma figueira que Jesus amaldiçoou porque não dava frutos em Mateus 7:19.

Essas belas árvores podem viver até 100 anos e assumir formas bastante curiosas.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

Sabia que as figueiras nativas do sul são proibidas de cortar pela legislação? Existem diversas árvores da espécie Ficus que são nativas do Rio Grande do Sul e são imunes ao corte pela legislação, ou seja, não podem ser cortadas.

AMBIENTE - locais iluminados são ideais para o plantio da figueira. Com muita luz, adquire um crescimento vigoroso e frutas de excelente qualidade. A planta também gosta de chuvas fequentes e bem distribuídas.

Resposta verificada por especialistas
Sabe-se que as raízes da figueira são dotadas de uma estrutura muito extensa e espessa, e dessa forma acabam por proporcionar uma maior absorção respiratória, que por sua vez contribui para uma taxa fotossintética maior, além de uma maior estabilidade.

É incomum que as árvores tenham raízes mais profundas do que 2m, embora excepcionalmente algumas raízes, com poucos milímetros de diâmetro, possam se estender até 5m ou mais, solo adentro. A maioria das raízes fica perto da superfície, 90% ou mais delas estão localizadas nos 60cm superiores.

agosto

Com a poda realizada no mês de agosto, a época de colheita do figo se estende de novembro a maio do ano seguinte.

O período de safra do figo costuma ir de janeiro a abril, sendo uma das frutas mais exportadas do país. É possível ter frutos da figueira uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Estar debaixo da figueira significa que Natanael era um israelita justo que aguardava o Messias. A tradição diz que debaixo da figueira é um lugar ideal para a leitura e a meditação da palavra de Deus.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

As raízes são órgãos encontrados em plantas vasculares que permitem sua fixação ao substrato e possuem ainda as funções de absorção, condução e reserva de nutrientes.

Não possuem raízes, caules, folhas
As briófitas são plantas originadas de algas e foram as primeiras a se desenvolver em locais terrestres durante o período geológico Siluriano.

Mas você sabia que a figueira primeiro produz o fruto e depois é que nascem as suas folhas? Ou seja, mesmo fora de época uma figueira com folhas traz a promessa de conter frutos!