Qual é a radiação mais fraca?

Perguntado por: osanches5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

Radiação não ionizante
Eletrodomésticos, fontes naturais (raios e trovões).

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

A radiação não ionizante possui uma onda eletromagnética com um comprimento muito grande e uma frequência baixa. Ela não apresenta riscos para as pessoas. Temos exemplos como as ondas de rádio, televisão, microondas, infravermelho e outros.

Os dados são da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. - Exposição a entre 50 e 100 milisieverts: mudanças na composição do sangue. - 500: náusea que se manifesta em questão de horas. - 700: vômitos.

radiação alfa

A radiação alfa é a forma de radiação mais pesada que existe e, por isso, apresenta um pequeno poder de penetração (não consegue atravessar sequer uma folha de papel) na matéria e desloca-se no ar com uma velocidade igual a 10% da velocidade da luz.

radiação Cherenkov

Quando detectamos a radiação Cherenkov, podemos inferir a velocidade da partícula através do ângulo de abertura do cone de luz. Quanto mais aberto, mais rápida a partícula.

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

Os diferentes tipos de radiação são classificados em ionizante e não ionizante. A radiação ionizante tem energia suficiente para remover um elétron de um átomo e, assim, produzir íons. Já a radiação não ionizante apenas eleva a temperatura e causa agitação das moléculas, mas não altera a estrutura do material.

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.

Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

  • Entenda como funciona uma usina nuclear como a de Chernobyl.
  • O que é radiação e para que ela serve?

A quantidade de raios-X que uma pessoa pode fazer por mês depende de diversos fatores, incluindo as necessidades médicas individuais e os protocolos seguidos pelos profissionais de saúde. A exposição à radiação deve ser limitada ao mínimo necessário para obter informações diagnósticas relevantes.

O polônio O polônio

O polônio O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas. O elemento mais radioativo do mundo!

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

As radiações Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama são extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir).

Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

O césio-137 é um isótopo radioativo e o responsável pelo maior acidente radiológico do mundo. O césio-137 é um isótopo radioativo do elemento césio derivado de reações de fissão nuclear de elementos pesados, como o urânio-235.

Em razão do seu baixo poder de penetração, os danos que as partículas alfa causam ao ser humano são pequenos. Quando incidem sobre o nosso corpo, elas são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.