Qual é a raça de papagaio que fala mais?

Perguntado por: omarinho9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os papagaios do congo, papagaios verdadeiro, cacatuas e arara são, talvez, os mais conhecidos falantes, mas mesmo os pequenos psitacídeos, como periquitos, calopsitas e jandaias podem ser treinados para “falar” e imitar sons.

Papagaio-eclectus
É o papagaio mais carinhoso que desfruta da companhia e se comporta muito bem em cativeiro. Além do mais, não é ruidoso nem agressivo. Também é inteligente e pode aprende algumas palavras. Medem uns 34 cm e podem viver 60 anos.

O preço do papagaio do Congo filhote gira em torno de R$10.000,00.

Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica)
Um pouco menor que o papagaio-verdadeiro, possui cerca de 33 cm de comprimento, com peso corporal médio de 350 g. Também possui o corpo predominantemente verde, com penas amarelas e azuis na região da cabeça. Ao contrário do Amazona aestiva, não costumam ser grandes faladores.

Mais opções de nomes para o seu papagaio

  • Abel, Abelarda, Abigail, Afrodite, Alegria;
  • Alice, Amy, Andy Warhol, Angel, Anúbis;
  • Apolo, Aquiles, Armani, Arya, Astor;
  • Atena, Babalu, Baby, Banksy, Barney;

Aves, em especial os papagaios, podem ser um pouco porcalhonas. Mas a boa notícia é que elas também adoram tomar banho! Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar.

Se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo.

Papagaio e louro são, comummente, sinónimos.

Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia. Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.

O começo de um papagaio em uma nova casa costuma ser difícil e, por isso, é normal que ele não fale. Isso não quer dizer que ele nunca vai falar. Ele só precisa se adaptar à nova casa. Assim, o mais importante para conseguir que seu papagaio fale é ajudá-lo a se adaptar de forma natural ao novo ambiente.

periquito

Para quem busca uma ave falante, o periquito é uma excelente opção. Com treinamento e muito carinho, esse pássaro pode aprender a simular canções e até dizer pequenas frases. São animais extremamente inteligentes e carinhosos.

Em sites legalizados, especializados em criação de aves, os preços para o papagaio-verdadeiro estão em torno de R$ 3.500,00 reais.

O papagaio do congo é considerado a ave mais inteligente do mundo, pela sua capacidade de aprendizado e fala.

Por ser um animal silvestre, o primeiro passo é procurar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para solicitar a autorização e, principalmente, conhecer a procedência da ave. A segunda etapa é se perguntar se você tem condições de cuidar dessa espécime exótica.

Atualmente, a criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA, entretanto o órgão ambiental exige a comprovação legal da origem do animal, ou seja, durante a compra da ave junto ao criatório autorizado, o adquirente deverá exigir a nota fiscal.