Qual é a rã mais perigosa do Brasil?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Atualmente, é considerada uma das espécies de rãs venenosas ameaçadas de extinção, o que decorre principalmente da destruição do habitat. Além de amarelada, pode ter uma cor alaranjada ou esverdeada.

Você sabia que existem rãs venenosas que podem causar até mesmo a morte de um ser humano adulto?! Alguns índios usam o veneno desses animais nas pontas de suas flechas, para que elas se tornem letais para as suas presas. Os anfíbios possuem muitas glândulas na pele e, em alguns casos, essas glândulas possuem veneno.

Quanto às espécies de rãs venenosas, podemos dizer que são pequenas e de cores muito vivas, para serem bem visíveis. Se você encontrar uma rã assim, é melhor não perturbá-la. A rã dardo venenoso está entre os anfíbios mais coloridos e bonitos do planeta.

Deixe as espécies nativas em paz.
Quando uma espécie é nativa de um determinado ecossistema, ela não deve ser exterminada, mesmo que seja venenosa. Os sapos e rãs são membros essenciais dos seus ecossistemas e, além disso, sua presença é um indicativo de um meio ambiente saudável.

Se for utilizar as mãos, posicione-se atrás da rã. Elas geralmente possuem um bom campo de visão, mas não conseguem virar a cabeça para olhar o que está atrás. Como será necessário agir com cuidado e sorrateiramente chegar atrás dela (ao usar as mãos para pegá-la), a abordagem por trás é a melhor escolha.

O coaxo dos anfíbios anuros, em termos científicos, é chamado de vocalização. Na grande maioria das vezes, é o macho quem vocaliza e esta é uma forma de defender territórios e atrair fêmeas e, principalmente quanto à primeira, é também uma forma de economizar energia.

No Brasil, ocorrem várias espécies de rãs comestíveis, também conhecidas como gias (Norte e Nordeste); as mais conhecidas são: a rã-pimenta (Leptodactylus labyrinthicus, e L. pentadactylus) e a rã-manteiga (Leptodactylus ocellatus).

"Infelizmente para as rãs, seu principal predador, um morcego que se alimenta delas, também detecta as ondas, fazendo das rãs uma presa mais fácil", assegurou o STRI, com sede no Panamá.

No Brasil, estes anfíbios são mais representados pela família Leptodactylidae, tendo apenas uma espécie representante da família Ranidae (Lithobates palmipes). As rãs vivem perto de corpos d'água, principalmente lagos e lagoas, possuem a pele lisa, corpo curto e inflexível, com patas traseiras bem desenvolvidas.

Pertencente à família Ranidae, a rã é um dos anfíbios mais conhecidos no Brasil.

Phyllobates terribilis

Talvez você já tenha ouvido falar de um bichinho todo colorido e chamativo que vive na região amazônica chamado sapo ponta-de-flecha. Se este nome estiver se referindo a um anfíbio da espécie Phyllobates terribilis, cuidado! Trata-se do animal cujo veneno é o mais letal que se conhece.

Apesar de sua aparência não ser muito bonita, os sapos são essenciais para o ecossistema, pois controlam pragas. Sendo assim, não mate esses anfíbios, pois eles são extremamente importantes!

A pele dos anfíbios é um dos principais órgãos responsáveis pela respiração cutânea. Quando em contato com o sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória, deixando-o desidratado e causando asfixia. Essa prática cruel é considerada criminosa pela Lei Federal nº 9.605/98, Art.

Elefante

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Porém, o cachorro não precisa somente morder o sapo para ter contato com o veneno. Basta encostar a mucosa bucal para dar início aos sintomas de intoxicação. Se não socorrido com rapidez, ele pode chegar ao óbito. O veneno do sapo age rapidamente e entra na corrente sanguínea do animal.

Pode ajudar no controle de peso. Uma das grandes vantagens de consumir carne de rã é que ela é rica em nutrientes, mas ainda assim apresenta um baixo teor calórico. Por isso, ela pode contribuir para a perda de peso ao mesmo tempo em que melhora a sua saúde fornecendo proteínas, vitaminas e minerais.

A rã, por sua natureza, é um símbolo associado à água e à chuva. Na China está ligada ao elemento yin e vista como símbolo da boa sorte. O Feng Shui recomenda colocar a imagem de uma rã em uma janela voltada para o leste, pois ensina que assim promove-se a fertilidade e uma vida familiar feliz.

Na presença de uma ameaça ou estímulo, e caso não haja outra maneira de se proteger, a rã infla os pulmões, abaixa a cabeça e cerra as pálpebras, levantando a parte posterior do corpo, dando a impressão de que é um animal maior que está olhando para o predador em potencial.

A pele de rã já vem sendo utilizada pelo HRAN para acelerar o processo de cicatrização em áreas doadoras para a cobertura de queimaduras de terceiro grau, caracterizadas por feridas profundas que podem atingir a derme e até mesmo os músculos.

fobia de sapos é batracofobia, que significa medo da família de anfíbios, incluindo sapos, rãs, salamandras etc. O medo de sapos é especificamente chamado Bufonofobia.