Qual é a quinta força?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quinta força da natureza pode explicar a aceleração da expansão do universo. Você já ouviu falar dos múons? Eles são partículas subatômicas instáveis, parecidas com os elétrons, mas 207 vezes mais pesados.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional.

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional.

O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo.

A força gravitacional, a força eletromagnética e a força nuclear correspondem às forças fundamentais da natureza.

Vale lembrar a todos que existem diferentes tipos de força: a força estática em que não há movimento, e a força dinâmica, em que o movimento ocorre. Em ambos os casos, há a contração muscular e a presença de força. É a força muscular produzida em movimento contra uma determinada resistência por determinados músculos.

Yukawa

O trabalho pioneiro sobre as forças fortes foi realizado pelo físico japonês Yukawa em 1935, mas até meados da década de 1970 não havia uma teoria capaz de explicar os fenômenos nucleares. Foi então que surgiu a cromodinâmica quântica, a teoria que explica os fenômenos que ocorrem no interior do núcleo atômico.

Para a Ciência, força é um agente físico capaz de deformar ou alterar o movimento de um corpo. corpo que estava parado, alterar a direção em que ele se move, aumentar ou diminuir sua velocidade.

Forças ocultas são aquelas que trabalham na calada da noite com interesses obscuros e para aprovar leis que são, apenas, para atender alguns beneficiados. Ainda, são aprovadas para derrubar Governos e pessoas e exigir altas propinas em troca de vantagens.

De acordo com o especialista, a sensação de força tem mais relação com o tônus muscular – condição dos músculos que permite a contração em menos tempo, embora com maior fadiga. Quanto maior o tônus, menor o tempo de resposta. “Normalmente os músculos mantêm-se em um estado de contração parcial, mesmo em repouso.

As forças de ação e reação agem em pares e em corpos diferentes. Por nunca agir sobre os mesmos corpos, em hipótese alguma haverá ação sem reação, de modo que a resultante entre essas forças não pode ser nula, bem como, não pode se equilibrar, pois elas atuam em corpos diferentes.

A força fraca atua em dimensões muito pequenas também, para distâncias na ordem de 10-18m. Para essa nova teoria, Enrico Fermi utilizou uma descrição relativística e quântica. A teoria ainda recebeu a contribuição de nomes como Feynman e Gell-Mann.

Atualmente, a Força dispõe de cerca de 25 000 militares servindo na região amazônica, e já há planos concretos previstos pela Estratégia Nacional de Defesa, para aumentar em curto prazo o efetivo para 30 000 soldados na região, foi aprovado pelo Ministério da Defesa, o plano com orçamento de 1 bilhão de reais para ...

Se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, tal como o conhecemos, também não existiria. Protons e neutrons não conseguiriam se formar. Nós, seres humanos, não poderíamos existir.

Tudo no mundo ao nosso redor é feito de átomos - que por sua vez são feitos de partículas ainda menores. Estas interagem para criar as quatro forças da natureza: eletricidade e magnetismo (eletromagnetismo), duas forças nucleares e gravidade.

A força gravitacional é somente atrativa e atua entre todas as partículas que possuem massa (férmions), mas é a mais fraca de todas as forças da natureza, sendo praticamente inexpressiva em níveis atômicos e moleculares.