Qual é a química usada na primeira fotografia?

Perguntado por: onascimento2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A imagem obtida foi reconhecida como a primeira fotografia permanente do mundo. No ano de 1871, Maddox publicou suas experiências com uma emulsão de gelatina e brometo de prata. Eastman, em 1888, já produzia uma câmera, a Kodak n. 1, quando introduziu a base maleável de nitrato de celulose em rolo.

O filme fotográfico contém uma suspensão de sais de prata, como o cloreto de prata e o brometo de prata, que escurecem quando são atingidos pela luz. Isso acontece não por causa da presença do cloreto ou do brometo, mas sim da prata.

Obtida em 1826 em sua cidade natal, Chalon-sur-Saône, essa imagem resultou do endurecimento do betume da judéia pela ação da luz - diferentemente do escurecimento das emulsões fotográficas à base de sais de prata, que viriam a possibilitar o desenvolvimento da fotografia propriamente dita, pouco tempo depois.

Niepce (1765–1833) colocou uma folha de papel sensibilizado quimicamente dentro de uma câmara primitiva apontada para uma mesa posta em seu jardim. Depois de várias horas, ficou gravada no papel uma tênue imagem, considerada hoje a primeira fotografia do mundo.

A 7 de Janeiro de 1839, Daguerre apresentou o seu processo. Uma placa de cobre coberta com prata 4 era polida e sensibilizada, exposta a luz e depois tra- tada quimicamente, obtendo-se assim uma imagem fotografica positiva.

Depois da formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio.

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade. Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas.

Olha, a revelação de fotos acontece por uma reação que envolve produtos químicos e luz. Esse processo detalha cores e sombras num nível microscópico! Por isso, a imagem fica bem precisa e nítida. Ainda dá pra encontrar lugares que fazem esse trabalho do jeito tradicional.

Tens de definir melhor "antigamente". Nos primórdios da fotografia (séc. XIX), as fotos eram captadas numa chapa de vidro coberta com uma emulsão fotossensível que, depois de revelada se tornava no negativo. Esse negativo era depois usado para expor papel fotossensível e fazer as fotos.

Quais os principais elementos de uma fotografia?

  • - Pontos. O ponto é a unidade de composição mais simples de uma fotografia. ...
  • - Linhas. Assim como os pontos, as linhas interferem na percepção que as pessoas têm ao observarem uma fotografia. ...
  • - Formas. ...
  • - Texturas. ...
  • - Cor. ...
  • - Tom. ...
  • - Distância. ...
  • - Equilíbrio.

O cinematógrafo, desenvolvido pelos irmãos Lumière em 1895.

A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O método de Maxwell consistia em fotografar um elemento colorido três vezes, mantendo a máquina imóvel, utilizando cada filtro de cor fundamental – vermelho, verde e azul.

Os 3 elementos da fotografia para fazer uma boa foto são luz, objeto e composição.

"View from the Window at Le Gras", este foi o nome dado para a primeira fotografia da história. A tradução do título faz referência a imagem feita a partir da janela do inventor francês Joseph Nicéphore Niepce em 1826 na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França.

A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce.

8- Revelação de um filme ou papel fotográfico
Deve haver também uma luz para a iluminação durante o experimento que é produzida por uma lâmpada inactícia vermelha, pois seu comprimento de onda é maior do que o da luz visível.

  • Joseph Nicéphore Niépce
  • William Henry Fox Talbot
  • Louis Jacques Mandé Daguerre

Revelação – Nessa etapa é utilizado um produto químico chamado “revelador” (soluções alcalinas, normalmente à base de hidroquinona ou metol), por meio da reação de óxido-redução, ocorre a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica.

Os fotógrafos de rua, carinhosamente chamados de lambe-lambes, foram responsáveis pela popularização da fotografia em Belo Horizonte, no início do século XX. Durante décadas, tiraram fotografias para composição de documentos e registraram cenas cotidianas de diversas gerações de mulheres, homens e crianças.