Qual é a quantidade normal de urina por dia?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o "número 1" sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos.

Os rins filtram o excesso de água e determinados produtos residuais do sangue, produzindo urina. Geralmente, os rins produzem entre 30 e 90 ml de urina por hora. A urina sai dos rins pelos tubos denominados ureteres e se desloca até a bexiga, onde é armazenada temporariamente até a pessoa urinar.

Quando a pessoa faz pouco xixi
Isso pode ser sinal de que o indivíduo deve se hidratar mais. A retenção urinária também sugere disfunções renais ou na próstata. “Se a pessoa está urinando menos do que cinco vezes ao dia, é bom avaliar”, afirma Karin.

A principal causa de poliúria é o consumo excessivo de água. Se você bebe 3 litros de água por dia, irá urinar algo em torno de 3 litros de por dia (um pouco menos em dias quentes). Às vezes, o consumo excessivo de água não é intencional, sendo este um sinal de doença psiquiátrica.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Em média, é comum sentir vontade de fazer xixi de quatro a sete vezes durante o dia, com intervalo de aproximadamente duas horas entre elas. Os episódios à noite também variam: algumas pessoas não sentem vontade de urinar, enquanto outras têm de interromper o sono uma ou duas vezes para ir ao banheiro.

A poliúria pode ser causada por diurese osmótica, em que o aumento do volume ocorre por uma anormalidade na reabsorção, pelo próprio rim, de um soluto filtrado, ou também pode acontecer por um débito aumentado de água com excreção de uma urina mais diluída.

Uma pessoa adulta faz por volta de 1 litro e meio de xixi por dia, mas esse volume varia de acordo com a quantidade de água ingerida, a temperatura do ambiente e características de cada organismo. Cada vez que vamos ao banheiro fazemos, em média, 300 ml de xixi – pouco menos de uma latinha de refrigerante.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Saber se você precisa de ajuda médica também depende da sua autoavaliação: já percebeu se, mesmo quando você bebe muita água, não urina tantas vezes? Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar.

O líquido precisa ser filtrado pelos rins, ele é distribuído pelo corpo todo e apenas uma parte vai para a bexiga, por isso é necessário beber os copos de água até uma hora antes do exame.

Diuréticos ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos, estimulando os rins a produzir mais urina. Verificará que sente vontade de urinar com maior frequência quando os toma, mas não deverá preocupar-se.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  1. cansaço e falta de energia;
  2. fome frequente;
  3. perda de peso;
  4. visão embaçada;
  5. infecções frequentes;
  6. dificuldade de cicatrização;
  7. mau hálito;
  8. vontade de urinar com frequência.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.