Qual é a quantidade máxima de água que um solo pode reter?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

A capacidade de campo é atingida quando a matriz do solo (potencial matricial), após saturação e drenagem gravitacinal, retém a quantidade máxima de água em seus capilares. Nesse ponto, o potencial matricial varia entre - 0,03 MPa, em solos arenosos, e - 0,01 MPa, em solos argilosos.

A umidade do solo na agricultura é o parâmetro crítico. Se houver escassez ou excesso de abundância de água, as plantas podem morrer. Ao mesmo tempo, esses dados dependem de muitos fatores externos, principalmente condições climáticas e mudanças climáticas.

Solo leve - o solo arenoso é considerado um solo leve porque possui uma alta proporção de areia, com poucos nutrientes vegetais de que precisam as plantas. Possuem ainda uma facilidade drenagem, não conseguem reter a água e por isso secam muito rápido.

Além disso, o uso de fertilizantes adequados, como aqueles feitos a partir de matérias-primas ricas em glauconita pode favorecer a capacidade do solo de reter a água e os nutrientes do solo, melhorando a sua qualidade!

Em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra a força da gravidade.

Sendo assim, o solo argiloso fica encharcado após chuvas, o que faz com que seja mais permeável e a sua manipulação seja mais fácil. Além da argila, esse solo possui grandes quantidades de alumínio e óxidos de ferro.

A areia é a mais permeável. Pergunte a eles o porquê desse resultado. O motivo é que os grãos de areia são maiores que os da argila e deixam mais espa- ço vazio entre eles, possibilitando a passagem da água.

Então, pode-se definir “Capacidade de Carga dos Solos” como “a tensão que provoca a ruptura do maciço de solo em que a fundação está assente, apoiada, embutida”.

O solo a ser ensaiado deverá apresentar um teor de umidade inferior ao ótimo previsto, ou seja, em torno de 5%.

A única forma de diminuir essas incertezas é através do uso de métodos geofísicos que realizam leituras do subsolo. Essas leituras são capazes de indicar a profundidade com maior exatidão, o volume total de água existente, as entradas de água e ainda estimar o valor total do poço.

Nos solos argilosos, existe maior retenção de água devido à presença dos microporos que a retém contra a força da gravidade. A água disponível no solo compreende o seu conteúdo entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente.

2 COMPOSIÇÃO DO SOLO
O solo é constituído pelas fases líquida, gasosa e sólida. Um solo hipotético é constituído por 25% de água, 25% de gases, 45% de material mineral e 5% de material orgânico, conforme a imagem a seguir.

Solos argilosos são compactados e possuem partículas menores; Solos arenosos possuem partículas maiores, e retêm menos água.

Ao atingir o solo permeável, parte da água que se infiltra é absorvida pelas raízes das plantas. Outra parte da água continua escoando solo adentro alimentando os lençóis freáticos, dos quais também captamos água para nosso sustento.

Os indicadores químicos de qualidade do solo estão relacionados diretamente ao armazenamento e disponibilidade de nutrientes e podem ser mensurados através:

  • Elementos fitotóxicos;
  • Acidez do solo;
  • Nutrientes no solo;
  • Saturação de bases e alumínio;
  • Teor de matéria orgânica;
  • Condutividade elétrica do solo.

Para secar um solo que está encharcado, a melhor aposta é usar cal de ação rápida ou hidratado. Esses dois produtos estão disponíveis na maioria das lojas de jardinagem e de casa e construção.

A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta. Se ele estiver um pouco mais seco, pode ser compactado com o auxílio de uma placa vibratória.

Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Esses solos são, por natureza, mais secos porque retém pouca água.

Devido a essa característica, entre os tipos de solo, o solo arenoso é o mais permeável.