Qual e a profundidade do centro da Terra?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

5100 km

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.

As principais inferências sobre as porções mais profundas do planeta só podem ser obtidas através da Sismologia, ciência que estuda as ondas sísmicas produzidas por terremotos. Os terremotos geram onda, que se propagam através da terra. Estas ondas podem ser classificadas em ondas de superfície e ondas de corpo.

O interior da Terra
O núcleo da Terra fica a quase 3.000 km de profundidade da crosta terrestre, com um raio de 3.500 km. As temperaturas do núcleo podem flutuar entre 4.400° C e 6.000° C, temperaturas simulares às do Sol. O núcleo interno é uma esfera sólida, composta majoritariamente de ferro.

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

Atualmente, o buraco mais profundo feito pelo homem é o Kola Superdeep Borehole, no noroeste da Rússia, com 12,2 mil metros de profundidade.

Inge Lehmann

O núcleo interno foi descoberto pela sismóloga dinamarquesa Inge Lehmann, em 1936, a partir da análise de ondas sísmicas.

CGPT – Se o núcleo central da Terra parasse repentinamente, os resultados seriam catastróficos. Sem o calor gerado pelo núcleo, o campo magnético da Terra desapareceria, expondo a Terra à radiação cósmica perigosa.

Potássio-40, tório-232, urânio-235 e urânio-238 são quatro dos isótopos radioativos que mantêm o interior da Terra quente. Juntamente com o núcleo quente e o manto, esses isótopos liberadores de energia é que fornecem o calor para impulsionar o movimento das placas.

A rotação do núcleo interno da Terra pode ter parado e pode até girar ao contrário, sugere uma nova pesquisa. A Terra é formada pela crosta, pelo manto e pelos núcleos interno e externo.

O núcleo da Terra é uma esfera de ferro e níquel com um raio de 1.221 km e muito calor. A temperatura interna de 5.400 °C é próxima da do Sol (5.700 °C)

Não é possível ainda chegar até as camadas mais profundas da Terra para estudá-las, pois a temperatura e a pressão são extremamente elevadas. Então, uma das formas de conhecer o interior do planeta é analisar as evidências indiretas, como os terremotos e o material que chega à superfície pelas erupções vulcânicas.

A temperatura mais alta registrada na Terra foi de 56,7 ºC, registrado no Vale da Morte, EUA, em 10 de julho de 1913.

Segundo os cientistas, a rotação do núcleo interno segue um padrão diferente do da superfície porque é regido por duas forças. Enquanto o campo magnético incentiva uma rotação contrária ao sentido de rotação geral do planeta, a força da gravidade da massa de toda a Terra impulsiona o núcleo interno no outro sentido.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre.