Qual a profundidade da cova para plantar?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

- Caso o solo estiver muito compacto, faça uma cova cônica de 1m na superfície, 50cm no fundo. A adubação pode variar com a espécie. O importante a observar é que a adubação no momento do plantio, serve para que a muda enraíze mais facilmente no novo local.

Primeiramente é necessário abrir uma cova de 40cm x 40cm x 40cm e misturar à terra para que ela fique solta, isso irá aumentar a penetração da raiz no solo. Se o solo estiver muito duro, irá dificultar o desenvolvimento do sistema radicular da planta.

Com o plantio em distâncias menores é recomendada só uma muda/cova. As pesquisas mostraram que é mais produtiva a planta distanciada em relação à outra vizinha. Antigamente se utilizavam 2 a 4 mudas/cova, a maiores distâncias, de 1,5 - 2,0m entre covas na linha.

superfosfato simples porque achamos que é o melhor nessa.

A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

O buraco. As mudas nativas precisam ser plantadas com um espaço de pelo menos 2,5 metros. Essa distância é necessária para que as plantas cresçam livremente sem atrapalhar umas as outras. Cave um buraco com aproximadamente 40cm de largura x 60 cm de profundidade.

Para realizar o plantio, devemos posicionar bem a planta, deixando-a bem próxima da borda. Quando a planta estiver no local certo, complete o resto do vaso com terra. É importante que a muda fique bem firme no vaso. Depois de realizar o plantio, basta seguir para a manutenção!

o espaçamento entre linhas varia entre 3,5 m a 4 m; o espaçamento entre plantas varia entre 50 cm a 1 m.

Vale dizer que o plantio deve ser feito preferencialmente pela manhã e não permita contato das raízes diretamente com o sol. Isso prejudicará a muda.

- 20 litros de esterco de gado, curtido, ou de composto orgânico; ou 7 litros de esterco de galinha ou de húmus de minhoca. - Pulverizar 1/3 (100g) de calcário nas laterais e fundo da cova. - Misturar o restante do calcário e os adubos à terra da própria cova ou, se preferir, substitui-la por terra vegetal.

O adubo deve ser colocado a 20 centimetros da planta, após uma chuva ou uma irrigação. QUANTIDADE DE ADUBO A USAR NA COVA Esterco: 300 a 1.500 gramas de esterco de galinha ou esterco de curral.

Os espaçamentos mais usuais são 2m x 2m (2.500 plantas/ha) e 3m x 2m (1.667 plantas/ha).

Coloque a muda, bem na vertical, observando a altura do torrão com relação ao solo, e complete o buraco com terra. Se a sua muda for plantada na calçada ou em lugar que tenha animais, faça um cercado ao redor dela com ripa ou madeira e arame. Também é importante molhar regularmente a árvore, sem encharcar.

Truques para acelerar o crescimento

  1. - Usar potes de plástico preto. ...
  2. - Usar composto e fertilizante. ...
  3. - Germinação expressa. ...
  4. - Prefere fertilizantes líquidos. ...
  5. - Procure plantas de crescimento rápido. ...
  6. - Transplante conforme necessário. ...
  7. - Cuidados básicos.