Qual é a profundidade da falha de Santo André?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

O Sistema de Falha de San Andreas como um todo tem mais de 1.200 km de largura e se estende a uma profundidade de mais de 15 km dentro da Terra.

A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.

Esta falha localiza-se no Canyonlands National Park, em Utah. Tem 65 metros de profundidade e chega a 3 de largura em algumas regiões da trilha. Se for possível corrigir, seria legal. Fica na região do ABC,na divisa entre santo André x São Bernardo na linha do ônibus.

André se caracterizam por movimentos horizontais. Ela foi descrita em 1895 pelo professor de geologia Andrew Lawson, que descobriu a parte norte do falhamento. Em 1906 a cidade de S. Francisco foi devastada pelo terremoto mais mortal de sua história, causado pelo movimento brusco da Falha de Santo André.

San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.

Placa Sul-Americana

Placas tectônicas no Brasil
O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul-Americana, bem como todo o subcontinente América do Sul. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura. A localização central do país sobre a placa faz com que aqui não haja tantas incidências de abalos sísmicos.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

A Falha de Santo André (em inglês: San Andreas Fault) é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1.290 km através da Califórnia. A falha de Santo André marca um limite transformante, encontro de placas tectônicas que se transformam, ocorre entre a placa do Pacífico e a placa Norte-americana.

Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente. A falha normal – também chamada de falha distensiva – ocorre quando o bloco deslocado posiciona-se abaixo do plano da falha.

2 minutos

terremoto. O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.

A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam. Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas.

Em 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de São Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da falha se rompeu.

Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km.

A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam. Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

Os cálculos mais conservadores sugerem que um terremoto de magnitude 7.8 nessa região – o que teria um impacto direto em Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos –, poderia causar cerca de 2 mil pessoas mortes e deixar mais de 50 mil feridos.

Qual é a placa tectônica mais próxima do Brasil? Todo o território brasileiro, encontra-se acima da Placa Sul-Americana.