Qual é a profissão de Jó?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Portanto um empresário da sua época, como tantos que viveram em Israel do pastoreio e criação de gado.

A síndrome de hiper-IgE, muitas vezes chamada de Síndrome de Jó, em alusão ao personagem bíblico, é um grupo de Imunodeficiências Primárias que tem como caraterísticas comuns dermatite atópica severa, infecções recorrentes na pele e nos pulmões e níveis séricos marcadamente elevados de IgE.

Três lições deixadas por

  • continua a exercer fé em Deus depois que seus filhos morreram. Arrepender-se para ter uma visão mais elevada e santa. ...
  • é acometido de feridas. Confiar em Deus com fé ...
  • um incêndio queimando a casa de Suportar a correção.

Jó, um homem justo, temente a Deus, passou por sérias provações e angústias. Perdeu todas as suas propriedades, seus filhos morreram e ainda passou por grande sofrimento físico. Em meio a esse sofrimento, Jó recebeu a visita de três amigos.

Qual é o nível de conhecimento sobre Deus? Só de ouvir falar? Jó dizia: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." Mas como podemos ver Deus se Ele é invisível? Quando começamos a conhecer a Palavra de Deus, nos tornamos íntimos dele.

"É como se fosse automático: se você for fiel a Deus, ele é obrigado a abençoá-lo", diz o teólogo. "O Livro de Jó vai por uma direção contrária: Jó foi fiel a Deus a vida toda, Deus o abençoava. Mas quando Deus foi desafiado por Satanás, ele tirou tudo de Jó", resume Moraes.

A história de Jó ilumina o propósito divino através do sofrimento humano que Deus não provoca, mas permite, para que o homem se aproxime Dele.

A inanição de Deus, seu indiferentismo, fere a racionalidade de Jó, para não dizer da sua fé. Sua “apatia” é causadora dos tormentos de Jó.

Jó é um homem: “íntegro e reto, que temia a Deus e se afastava do mal”(1,1b)6, nele não existe dupla personalidade. Trata-se de uma pessoa perfeita em si. É um homem reto, ou seja, justo nos relacionamentos com o próximo, principalmente com os empobrecidos.

Além disso, sabemos que Jó ficou doente e teve que lidar com a dor e o sofrimento. Ele também teve que lidar com a perda de sua família e seus bens. Isso sugere que a provação de Jó durou vários meses ou até anos.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

Ao longo de todas as suas provações, Jó manteve sua integridade e sua confiança em Deus, mesmo quando alguém o instou a “[amaldiçoar] a Deus, e [morrer]” (Jó 2:9).

Jó 28.12-19: Sabedoria do alto só com Deus
Jó argumenta que, embora os homens possam encontrar tesouros da terra, eles não podem encontrar a verdadeira sabedoria. Jó descreve a sabedoria como algo precioso e valioso, muito mais do que o ouro, a prata, as gemas preciosas ou qualquer outra riqueza material.

Em suma a mensagem central do livro de Jó parece estar pautada na relação do sofrimento e da sabedoria. Acreditamos que a mensagem da sabedoria, exposta neste livro nos ensina, sobretudo, a ler e reler o mundo que nos oprime com outros olhos, com olhos, esperançosos, mansos e humildes, assim como ocorreu com Jó.