Qual é a principal vantagem da amostragem estratificada?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Vantagens. Se as medições dentro dos estratos tiverem um desvio padrão mais baixo (em comparação com o desvio padrão geral na população), a estratificação fornece um erro menor na estimativa. Para muitas aplicações, as medições se tornam mais gerenciáveis e/ou mais baratas quando a população é agrupada em estratos.

Assim, para selecionar uma amostra de forma não enviesada podemos utilizar a amostra aleatória simples ou sistemática. Dessa forma, a principal vantagem da amostra estratificada,em relação aos outros métodos de amostragem, é o aumento da representatividade que ela gera por possibilitar uma estratificação do universo.

A amostragem é útil, pois permite acompanhar um processo inverso que chamamos de generalização. Para conhecer um universo, o que fazemos é: (1) Extrair uma amostra do mesmo, (2) Medir um dado ou opinião, (3) Projetar no universo o resultado observado na amostra.

Quando é desejável ter estimativas de parâmetros populacionais para grupos dentro da população - a amostragem estratificada verifica se temos amostras suficientes dos estratos de interesse.

Neste caso, pode-se realizar uma amostragem estratificada que é obtida simplesmente tomando amostras de cada estrato da população. Quando amostramos uma população com diversos estratos, geralmente requeremos que a proporção em cada estrado da amostra seja a mesma ou semelhante a proporção de cada estrato na população.

Amostragem estratificada
Este é um método em que uma grande população é dividida em dois grupos menores, que geralmente não se sobrepõem, mas representam toda a população na totalidade. Algo comum neste tipo de método é organizar ou classificar as amostras por sexo, idade, etnia, etc.

A principal desvantagem é a impossibilidade de se deduzir um estimador para a variância da média, com uma única amostra, já que a escolha das unidades amostrais não é um processo independente.

A diferença principal entre amostragem estratificada e amostragem por conglomerados é que, no caso da estratificada, a população é dividida artificialmente em estratos, e, no caso da amostragem por conglomerados, a população já é naturalmente dividida em subpopulações.

Dispor em camadas superpostas ou estratos; acamar. [Figurado] Não mudar; manter-se imóvel; parar permanentemente numa determinada posição ou estado; estagnar-se: sua mente estratificou-se no século passado!

Os melhores tipos de amostragem
A principal vantagem da amostragem probabilística é que ela garante segurança sobre a análise. Como os dados os elementos (entrevistados) são selecionados de forma controlada, sem a influência do pesquisador, é possível obter um resultado representativo.

Amostra aleatória estratificada: primeiro, a população é dividida em grupos. A amostra geral consiste em alguns membros de cada grupo. Os membros de cada grupo são escolhidos aleatoriamente.

A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre um universo ou uma população grandes sem precisar examinar todos os componentes do grupo. Os elementos de um grupo, de um universo ou uma população são qualquer coisa que possa ser mensurada, contada ou ordenada segundo posições.

Amostragem Aleatória Estratificada (A.A.E.): Quando a população é muito heterogênea, ou seja, quando as características observadas variam muito de um indivíduo para outro, é aconselhável subdividir a população em estratos homogêneos.

A estratificação agrupa os registros de uma tabela em intervalos numéricos (intervalos de valor) com base em valores de um campo numérico, e conta os registros em cada intervalo.

Uma amostra probabilística vai te trazer respostas que representam o comportamento da população. Essa é uma ótima maneira de descobrir a opinião geral da população sobre um produto ou serviço. Por outro lado, uma amostra não probabilística não garante a representatividade da população.

O que é amostragem por conglomerado? Trata-se de um método probabilístico em que a população é dividida em grupos (conglomerados ou clusters) com base em sua localização geográfica. Em seguida, uma amostra aleatória de cada grupo é selecionada para a pesquisa, de forma natural.

O que é uma amostra representativa? Uma amostra representativa é um subconjunto de dados, normalmente de um grupo maior com características semelhantes. Usar uma amostra representativa ajuda a analisar populações maiores, pois os dados gerados contêm versões menores e mais fáceis de manusear do que os do grupo maior.

Descreva a importância da relação entre variáveis em uma amostra. RESPOSTA ESPERADA: A relação entre variáveis em uma amostra proporciona conclusões que possam ter ligações entre os resultados, se as variáveis são dependentes ou independentes, ou seja, verificar o comportamento das variáveis.