Qual é a principal obra do cubismo?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Les demoiselles d'Avignon

A pintura Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avignon), é um óleo sobre tela produzido em 1907 por Pablo Picasso, considerada a obra inaugural do movimento cubista.

  • Pablo Picasso
  • Georges Braque
  • Salvador Dalí
  • Paul Cézanne
  • Juan Gris
  • Piet Mondrian

Pablo Picasso

Conhecido como um dos artistas mais importantes do século 20, o espanhol deixou um legado de mais de 20 mil obras de arte. Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20. Fundador do cubismo, ele rompeu com a estética da perfeição nas obras de arte.

A artista brasileira Anita Malfatti nasceu em 1889 e faleceu em 1964. Além de pintora, foi presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Ela faz parte do modernismo brasileiro e participou da Semana de Arte Moderna. Suas pinturas apresentam influências do cubismo e do expressionismo.

O movimento cubista é dividido em duas fases:

  • Cubismo analítico (1909): cuja característica é a total decomposição dos objetos representados. ...
  • Cubismo sintético (1911): momento em que há certa redução na fragmentação dos objetos, tornando as figuras novamente reconhecíveis.

O que é cubismo? O cubismo foi uma corrente de vanguarda que nasceu na França, no começo do século XX, com o objetivo de romper com a perfeição das formas, uma característica frequentemente presente em outros estilos, como o renascentista.

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.

Os 7 principais artistas do Cubismo

  1. Pablo Picasso (1881-1973) Compartilhar. ...
  2. Juan Gris (1887-1927) Compartilhar. ...
  3. Fernand Léger (1881-1955) ...
  4. Francis Picabia (1897-1953) ...
  5. Georges Braque (1882-1963) ...
  6. Tarsila do Amaral (1886-1973) ...
  7. Diego Rivera (1886-1957)

O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. É uma vanguarda europeia que veio com o objetivo de romper com os modelos estéticos que valorizavam a perfeição em suas formas. Por esse motivo, o cubismo é marcado pelo uso de formas geométricas.

Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido temas convencionais como autos-retratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.

As características da arte cubista
Presença do tridimensionalismo, ou seja, a representação da obra em três dimensões; Forte inspiração na revolução industrial e em cenários urbanos do início do século XX; Busca pelos múltiplos pontos de vista; O predomínio de cores mais sóbrias e/ou opacas.

Os artistas brasileiros receberam fortes influências, mas apenas mostrando características mescladas do cubismo com outras expressões artísticas em suas obras. Nessas condições, podemos citar obras dos artistas Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Antonio Gomide, Tarsila do Amaral, dentre outros.

O Cubismo evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de actividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais vamos olhar de seguida. 1ª fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909), 2ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3ª fase: sintética (1912-1914).

O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d”Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. O movimento se deu no período de 1907 a 1914, tendo como fundadores, Pablo Picasso e Georges Braque.

Dentre esses conhecimentos integra-se com a Matemática, onde as estruturas geométricas nos objetos, na natureza levaram a Arte da pintura ao Cubismo. Assim, o cubismo tem suas bases características na Matemática, porém ambas as disciplinas possuem linguagens análogas quanto ao abstracionismo.

As primeiras obras de Anita possuem traços cubistas e expressionistas. A principal característica de suas pinturas é a valorização de temas nacionais.

A boba é uma das obras mais importantes da pintora brasileira e apresenta elementos cubistas e futuristas para além de muitas cores. O retrato traz uma única protagonista - jovem, expressiva -, que se destaca em primeiro plano. Já aqui Anita deforma as formas básicas da sua personagem.

Anita Malfatti foi uma das artistas que expôs seus trabalhos, totalizando 20 telas, na qual se destaca “O Homem Amarelo”.

- Cubismo Analítico - observa-se uma preocupação com a estrutura , os objetos são decompostos e estilhaçados nos planos, procurando a visão total da figura. As cores mais utilizadas são o preto, cinza, marrom, ocre e tons de verde.

Cubismo. Pablo Picasso é famoso por ser um dos fundadores do cubismo, em 1909, junto com o pintor e escultor francês Georges Braque. Esse movimento, também denominado como vanguarda europeia, é conhecido por ser a arte que permite uma visualização simultânea.