Qual é a principal mensagem do poema de Cecília Meireles?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Os versos mostram como as escolhas são obrigatórias, não escolher já é fazer uma escolha, não é possível fugir das situações que se apresentam no nosso dia a dia. Viver é, portanto, optar por caminhos diferentes, e é essa dificuldade da qual não se pode fugir, que Cecília Meireles mostra aos pequenos leitores.

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

A Inconfidência Mineira através da poesia de Cecília Meireles.

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

Assim, a autora de Romanceiro da Inconfidência, falecida em 9 de novembro de 1964, fez parte da segunda geração do modernismo brasileiro, com livros marcados pela melancolia, sensorialidade e reflexão sobre o mundo contemporâneo, obras que trabalham temas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o ...

Além de poetisa, foi professora e fundadora da primeira biblioteca infantil brasileira. Ela faz parte da segunda geração do Modernismo brasileiro. Suas poesias apresentam um tom melancólico e reflexões de caráter existencial. Sua obra mais conhecida é o livro Romanceiro da Inconfidência.

A autora, que morreu em 9 de novembro de 1964, escreveu poesias caracterizadas por certa melancolia, além de apresentar temáticas tais como solidão, morte e misticismo, por exemplo. No mais, teve reconhecimento em vida e também postumamente, com o Prêmio Machado de Assis (1965).

É considerada uma das principais escritoras da Segunda Fase do Modernismo brasileiro. Sua principal obra foi Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.

63 anos (1901–1964)

Cecília Meireles é considerada uma das poetas mais importantes da literatura brasileira. A carioca atuou ainda como jornalista e professora, profissão pela qual tinha muito apreço. Além da carreira literária, o papel na educação também é lembrado.

Foi Cecília que fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e publicou poemas inesquecíveis para crianças, como O mosquito escreve e Colar de Carolina. Os versos de Cecília conseguem despertar nas crianças o interesse pela poesia e também encantam os marmanjos que já são apaixonados pela boa literatura.

O Romanceiro reescreve, de forma poética, a história dos eventos da Inconfidência Mineira, dando diferentes tons a fatos preteridos pela história oficial e trazendo à tona vozes subalternas, também deixadas de lado pelos historiadores.

Resposta: Se destacou na poesia, justamente por fazer parte do movimento modernista.

Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo.

Como surgiram os poemas? O poema surgiu da necessidade inata do indivíduo de se expressar. Contar a outrem seus anseios, desejos e súplicas. Reverenciar heróis, narrar histórias através dos versos e da musicalidade.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

Hoje vamos contar 5 dicas para interpretar de forma assertiva as poesias no vestibular.

  1. Leia no mínimo duas vezes a poesia. ...
  2. Identifique as figuras de linguagem. ...
  3. Não deixe a sua opinião interferir na interpretação. ...
  4. Conheça brevemente a vida dos autores. ...
  5. Mantenha o hábito de leitura e interpretação de poesias.