Qual é a principal mensagem do livro O Pequeno Príncipe?

Perguntado por: adrumond2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O Pequeno Príncipe fala principalmente sobre a perda da inocência, da imaginação e da fantasia, conforme a vida adulta vai chegando. Mas essa mensagem não fica bem explícita ao longo da leitura, é preciso ler com atenção e compreender nas entrelinhas o que o autor quer mostrar.

Que mensagem o livro do pequeno principe passa???
Em primeiro lugar a obra busca nos colocar frente ao espírito de criança, ou seja, que nossas atitudes que são desenvolvidas ao longo de nosso amadurecimento, apesar das lutas que enfrentamos no dia a dia, carecem da volta daquela essência pura, que as crianças possuem.

A intenção da obra é ensinar aos príncipes como chegar ao poder e não perdê-lo, não perder seus territórios. Maquiavel enfatizou a necessidade de se ter boas armas e boas leis, além de comandar e defender os principados mais fracos que estiverem em torno do território principal.

Como se cativa, segundo a raposa
É a raposa que ensina para o pequeno príncipe não só o que é cativar como também como se cativa, por esse motivo ela é um personagem fundamental para a história. A lição parece ser bem simples: “É preciso ser paciente”.

Há amizades às vezes incompreensíveis: pessoas que para alguns parecem insuportáveis, mas que para um amigo são aquelas em quem ele confia plenamente. Nossos amigos são únicos para nós. Quando existe uma amizade verdadeira, podemos ser livres diante dela e diante de todos.

É a raposa que ensina para o pequeno príncipe não só o que é cativar como também como se cativa, por esse motivo ela é um personagem fundamental para a história. A lição parece ser bem simples: “É preciso ser paciente”.

Um pequeno menino, que veio de um pequeno planeta distante da terra, saiu em busca de conhecimento para entender e viver melhor com uma rosa que ele achava que era a única no mundo.

Mensagem é um livro que ata, através do mito e do misticismo, a história de Portugal ao desejo do poeta de ver o país superar a decadência.

A necessidade de manter a inocência e o amor mesmo em um mundo conturbado são as principais mensagens do livro O Pequeno Príncipe.

A rosa, o amor do Pequeno Príncipe
Confessa seu amor por ela e a descreve como vaidosa e boba. Explica que ela é pretensiosa e finge ter problemas para ter sua atenção e cuidados.

A oração sublinha que devemos deixar de fora as superficialidades e explorar o que realmente importa: aquilo que vai no interior. O que a raposa personifica é uma importante lição para o pequeno príncipe e para todos nós: a verdadeira beleza está do lado de dentro, por isso não é possível acessa-la com os olhos.

“Foi o tempo que você passou com sua rosa o que a fez tão importante”. A Frase é de Antoine Saint Exupéry, em O Pequeno Príncipe.

Um dos capítulos mais importantes de O Pequeno Príncipe é o do protagonista e da raposa, que estabelecem uma verdadeira amizade. Com esses sinais de afeto entre ambos, o autor quer enfatizar a importância de ter bons amigos por perto, mas ainda mais a importância de cultivar e manter esse tipo de amizade.

A resposta, é dada no capitulo XVII, exatamente no seguinte trecho: "Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado.

Em sua teoria política, Maquiavel destacou a importância de se manter o poder, ou seja, do governante manter-se no governo, para que o Estado e a ordem social sejam preservados.

Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.

  • A Raposa
  • O Astrônomo Turco
  • O Pequeno Príncipe
  • O Vaidoso
  • Flor de Três Pétalas
  • Guarda-chaves