Qual é a principal matéria prima do shampoo?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Todo o xampu tem como base as matérias-primas: lauril éter e sulfato de sódio. Porém, todos os xampus possuem outros materiais, são os fatores que irão diferenciar um xampu do outro, por exemplo, os xampus anticaspa possuem um composto capaz de remover as caspas.

A matéria-prima para cosméticos pode incluir ésteres de ácidos graxos, anfóteros, alcanolamidas de óleos vegetais, sais quaternários de amônio, bases peroladas, bases autoemulsionantes, bases amaciantes, entre outras substâncias químicas.

O processo de fabricação de um shampoo é relativamente simples: trata-se da mistura dos ingredientes respeitando a pola- ridade e a solubilidade de cada um de seus componentes. Não é necessário o aquecimento dos ingredientes.

Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Sodium Citrate, Sodium Xylenesulfonate, Glycol Distearate, Sodium Chloride, Dimethicone, Parfum, Stearyl Alcohol, Citric Acid, Sodium Benzoate, Polyquaternium-6, Cetyl Alcohol, Tetrasodium Edta, Hexyl Cinnamal, Panthenol, Panthenyl Ethyl Ether, Histidine, Tocopheryl ...

de 5 a 7

De forma geral, a maioria dos shampoos é fabricada com um pH que gira em torno de 5 a 7. A medida dos condicionadores, por sua vez, apresenta-se entre 3,5 e 4,5. No entanto, esse índice pode variar um pouco, de acordo com o foco de atuação do produto nos cabelos.

Matérias-primas para produção de sabão
Estes incluem óleos, solventes, óleos essenciais, pigmentos, emulsionantes , surfactantes , estabilizantes, espessantes, conservantes e substâncias espumantes.

Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Potassium Chloride, Glycol Distearate, Parfum, Carbomer, Cocamide Mea, Disodium Edta, Hydroxypropyl Methylcellulose, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Mica, Dmdm Hydantoin, Peg-45M, Titanium Dioxide, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Dimethiconol, Ceramide 2, ...

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

Mais de 80% dos insumos utilizados pela empresa atualmente são vegetais. A Natura mantém relacionamento com 32 comunidades no Brasil, a maioria na Amazônia, que reúnem mais de 2 mil famílias fornecedoras de ativos da sociobiodiversidade usados em seus produtos.

Os ingredientes mais importantes que são usados em cosméticos naturais são antioxidantes, agentes emulsificantes, hidrolatos e extratos vegetais, umectantes, esfoliantes e surfactantes .

O primeiro shampoo foi criado na Índia, no século XVI
O primeiro shampoo a ser criado data dos anos 1500, e surgiu na Índia, feito do fruto de um arbust chamado de sapindus ou 'fruto do sabão'.

4 ingredientes "vilões" nos shampoos de prateleira e um bônus

  1. 1 - Sulfatos, famoso detergente químico. Conhecido pela limpeza profunda, o sulfato age na remoção da sujeira e do óleo natural dos fios. ...
  2. 2 - Parabenos - não tão de parabéns. ...
  3. 3 - Sinal de alerta para o Triclosan! ...
  4. 4 - O perigo do Polietilenoglicol (ou PEG).

A origem do xampu remonta ao ano de 1759, quando um homem de negócios chamado Sake Dean Mahomed criou os primeiros banhos de xampu na Inglaterra, nos moldes dos banhos turcos.

A Pantene surgiu a partir do ingrediente que ajudou a nomear a marca: o Phantenol, nome científico da Vitamina B5.