Qual é a principal matéria-prima do plástico?

Perguntado por: abotelho5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

petróleo

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

Apelidado de “Parkesina”, o Nitrato de Celulose tornou-se a base para uma das maiores invenções de todos os tempos. O Nitrato de celulose (o início da história do plástico) é um composto formado por ácido nítrico em altas concentrações e celulose extraída da madeira.

A principal matéria-prima do plástico é o petróleo, já que a maioria dos plásticos são derivados do petróleo, uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral.

São importantes na fabricação de inúmeros materiais como pneus e papel. Os sintéticos são produzidos através de reações químicas, que chamamos de plástico e surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais. Continue a leitura e conheça as origens, etapas de produção, aplicações e como é produzido o plástico.

De onde ele vem? O plástico vem de produtos derivados do petróleo, que é uma substância de cor preta retirada das profundezas do solo ou do fundo dos oceanos. O petróleo é extraído por grandes bombas que penetram nas camadas mais profundas da terra ou do mar.

Estrutura. A maioria dos plásticos contém polímeros orgânicos. A grande maioria desses polímeros é formada por cadeias de átomos de carbono, com ou sem ligação de átomos de oxigênio, nitrogênio ou enxofre. Essas cadeias compreendem muitas unidades repetidas formadas a partir de monômeros.

São os polímeros obtidos pela adição de dois monômeros diferentes com eliminação de uma molécula de água, álcool ou ácido, durante a polimerização. São os polímeros resultantes da reação entre monômeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas químicas, durante a reação de polimerização.

O polipropileno é produzido a partir de uma reação de adição do gás propileno ou propeno. Ele é um tipo de plástico que pode ser moldado facilmente quando for submetido a temperaturas elevadas, e por isso é chamado de termoplástico, e por essa característica ele pode ser usado em diversas aplicações e utilidades.

Qual o melhor material para substituir o plástico?

  • Vidro. O vidro é uma das alternativas ao uso do plástico. ...
  • Tecidos e borracha. Uma grande variedade de tecidos e borracha são utilizados no lugar do plástico na produção dos mais diversos produtos. ...
  • Bambu. ...
  • Biodegradável. ...
  • Versáteis.

Atualmente, existem no mercado outros tipos de plástico biodegradável. São feitos a partir de fontes renováveis – milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar. Porém, estas fontes servem como matérias-primas para produzir um composto (ácido láctico) do qual se pode sintetizar o polímero (PLA – ácido polilático).

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada. Uma boa substituta da borracha.

Café é a matéria-prima mais vendida a nível mundial, a seguir ao petróleo.

O algodão é uma fibra natural, produzida por arbusto (o algodoeiro) com ocorrência em regiões tropicais e subtropicais. Da família das Malvaceae, o algodão é primo do hibisco e do quiabo.

dióxido de silício

A principal matéria-prima do vidro é o dióxido de silício (SiO2), também conhecido como sílica, presente na areia. Entretanto, nas fábricas costuma-se utilizar outra forma cristalina do dióxido de silício, que é o quartzo.

Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.

As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

Matérias–Primas Naturais são aquelas utilizadas como extraídas da natureza ou que foram submetidas a algum tratamento físico para eliminação de impurezas indesejáveis, ou seja sem alterar a composição química e mineralógica dos componentes principais.