Qual é a principal função do ventrículo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

O VENTRÍCULO DIREITO recebe sangue do ÁTRIO DIREITO, através da VÁLVULA TRICÚSPIDE, bombeando o sangue em seguida para os PULMÕES, através da VÁLVULA PULMONAR na saída do ventrículo e em seguida passando pela ARTÉRIA PULMONAR e seus ramos, para eliminar o gás carbônico e oxigenação nos pulmões direito e esquerdo.

Elas são espécies de câmaras que recebem e bombeiam o sangue. Ao todo, existem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.

Os ventrículos são cavidades revestidas pelas células gliais ependimárias oriundas do neuroepitélio embrionário. Portanto, são remanescentes da luz do tubo neural a medida que o SNC se desenvolve.

Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

Tem origem no período embrionário, a partir da porção central do tubo neural.

A produção do LCR se dá nos ventrículos cerebrais por estruturas conhecidas como plexo coróides. Esses plexos são redes vasculares formadas por capilares fenestrados e dilatados. Esses plexos secretam o LCR, nos ventrículos, canal central da medula e espaço subaracnóideo.

O sistema circulatório é constituído pelas seguintes estruturas:

  • Sistema circulatório: constituído pelas artérias, veias, capilares e o coração.
  • Sistema linfático: formado pelos vasos condutores de linfa e por órgãos linfoides (linfonodos).
  • Órgãos hematopoiéticos: representados pela medula óssea e pelo baço.

Os ventrículos cardíacos são as duas câmaras inferiores dos quadrantes do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular. Eles são maiores e mais estreitos no ápice do que os átrios.

O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).

Cada lado do coração contém uma câmara superior, chamada de átrio, que recebe o sangue que chega ao coração; e uma câmara inferior, chamada de ventrículo, que é responsável por enviar o sangue para fora do coração.

O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA. Algumas doenças podem fazer crescer o CORAÇÃO e suas câmaras, podendo comprometer sua eficiência.

O líquido cefalorraquidiano (LCR) circula nos ventrículos, espaço subaracnóideo do encéfalo e da medula e canal central da medula espinhal. A sua função é absorção de força mecânica, funcionando como um coxim, proteção o SNC e transporte de nutrientes ao tecido nervoso.

Os ventrículos laterais são as cavidades dos hemisférios cerebrais. Comunicam com o terceiro ventrículo através dos buracos de Monro ou interventriculares. Apresentam uma porção central (corpo) e três prolongamentos ou cornos: anterior, inferior e posterior. O corpo corresponde ao lobo parietal.

O septo interventricular é a parte que separa os dois ventrículos. O sulco coronário (atrioventricular) indica a divisão entre o átrio e os ventrículos. Ele circunda quase completamente o coração.

A Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) é definida como um aumento da massa do ventrículo esquerdo (VE), que pode ser secundária a um aumento da espessura das paredes (HVE concêntrica), aumento do tamanho da cavidade (HVE excêntrica) ou ambos.

São quatro ventrículos encefálicos: Ventrículo lateral direito, ventrículo lateral esquerdo, IIIº ventrículo e IVº ventrículo.