Qual e a principal função do sistema digestivo?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

O sistema digestivo é um dos mais importantes do corpo humano. Também chamado de sistema digestório ou gastro-intestinal (SGI), ele é responsável por todo o processamento e absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos, permitindo o bom funcionamento do organismo.

O sistema digestório consiste no trato digestório – cavidade bucal, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus – glândulas salivares, fígado e pâncreas.

As quatro grandes etapas do processo de nutrição de um ser humano são ingestão, digestão, absorção e eliminação.

Cólon. O intestino grosso é a última seção do tubo digestivo. Tem duas tarefas: absorve a água do material não digerido, originando assim as fezes; e as armazena até que elas sejam expelidas através do ânus.

Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes, sendo responsáveis por realizar funções específicas no organismo. O corpo humano apresenta inúmeros órgãos, reunidos em sistemas, que atuam juntos para o pleno funcionamento do organismo.

Funções do sistema digestivo
Promover a digestão de proteínas, carboidratos e lipídios dos alimentos e bebidas consumidos; Absorver líquidos e micronutrientes; Fornecer uma barreira física e imunológica para microrganismos, corpos estranhos e antígenos consumidos com o alimento.

O sistema digestório degrada o alimento em moléculas pequenas, absorvíveis pelas células, que são usadas no desenvolvimento e na manutenção do organismo e nas suas necessidades energéticas.

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

Designação do tubo digestivo com duas aberturas, nomeadamente uma boca para a entrada de alimentos e um ânus para eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos. O tubo digestivo completo existe em seres vivos pertencentes a filos que, hierarquicamente, se situam acima dos platelmintes.

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis, realizada no aparelho digestório ou digestivo, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.

O caminho até o estômago
Depois que os alimentos foram macerados na boca eles são engolidos. A faringe faz a ligação da boca com o esôfago, um órgão em formato de tubo que, por sua vez, se liga ao estômago. Os músculos dessa região se movimentam para possibilitar a descida do bolo alimentar.

intestino delgado

O intestino delgado é um compartimento longo que pode apresentar mais de seis metros de comprimento. É nele que a maior parte do processo de digestão acontece. O intestino delgado é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.

esôfago

Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago. O esôfago se junta ao estômago logo abaixo do diafragma.

Esôfago

Esôfago: sua principal função é empurrar os alimentos até o estômago, de modo que eles não passem pelo canal respiratório.

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais.

7,64 m

O intestino delgado tem seu comprimento variado de 3,36 m a 7,64 m. Seu diâmetro é de aproximadamente 4 cm, representando aproximadamente uma área de 250m² (considerando-se pessoa de 1,70 m) para absorção dos nutrientes.