Qual é a principal função do arado?

Perguntado por: dmagalhaes9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.

Existem dois tipos de arado: de discos e de aivecas.

  • Arado de discos - o número de discos, o sistema de acoplamento, o diâmetro desses componentes, entre outras características, pode variar.
  • Arado de aivecas possui disco de corte em “V”, permitindo que o tombamento do solo seja feito com maior eficiência.

O arado é um implemento que propicia melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e fertilização do solo. Ele atua na camada inicial do solo, onde as plantas se desenvolvem.

É isso, também, que Deus quer dizer com as palavras do texto bíblico de hoje, do profeta Jeremias: “Passem o arado na terra que não foi preparada para plantar e não semeiem as sementes no meio de espinhos” (Jr 4.3).

A aração, a escarificação e a gradagem são práticas usadas na agricultura, teoricamente, para descompactar e preparar o solo para a semeadura de soja, de trigo, de milho e de outros grãos.

Arado

Arado é um instrumento que serve para lavrar (arar) o solo, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo.

A aração (mobilização/revolvimento) é uma operação que visa à quebra de torrões quando realizada após uma subsolagem, bem como a incorporação de restos oriundos da cultura anterior, para incorporação de matéria orgânica no solo.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.

É constituído por: chassi, torre, eixo transversal, suporte, roda guia, coluna, limpador, disco e mancal.

substantivo masculino Ferramenta agrícola usada no preparo da terra que vai ser plantada. O arado escava, corta e revolve o solo para afrouxá-lo. A maior parte dos alimentos do homem vem de plantações feitas em campos arados e dos animais, os quais se alimentaram dessas plantações.

Após arar o solo, é importante realizar a gradagem, uma prática que tem como objetivo esfarelar os grandes torrões deixados pela aração para deixar o solo plano novamente.

O arado apareceu há mais de 5 mil anos e foi uma grande revolução na época, quando já se realizavam sulcos para colocar sementes. Foi criado com base na enxada ou pá e, utilizado conjuntamente com a tração animal, significou um dos maiores avanços do conhecimento na Pré-história.

São comuns os arados fixos e também os reversíveis, de uma a quatro aivecas, que trabalham na profundidade de 20 cm a 40 cm e na largura de corte de 20 cm a 200 cm.

O solo fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa.

Mas cada um realiza operações distintas: o arado realiza a inversão da camada do solo, ou o revolvimento propriamente dito do solo, deixando a superfície irregular. No entanto, é a grade distorroadora/niveladora quem regulariza a superfície deixada pelo arado, nivelando-a.

62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

62 Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".

Desenvolvido para a Luftwaffe, era um quadrimotor pesado e destinado para o transporte de tropas. Tinha o apelido de "Tausendfüßler" (centopeia), devido aos vários trens de pouso localizados na parte de baixo da fuselagem do aparelho.