Qual é a principal função das raízes?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A raiz apresenta uma função principal relacionada à absorção de substâncias, mas também pode apresentar outras funções, como fixação o armazenamento.

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

raiz é absorver água e nutrientes.

As raízes são órgãos vegetativos aclorofilados (sem clorofila) e, em geral, são subterrâneas. Elas têm como função fixar os vegetais ao substrato, absorver sais minerais e água e ainda podem armazenar substâncias energéticas.

Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias. A raiz de laranjeira é um exemplo de raiz axial.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

A raiz da planta possui as seguintes funções: Fixação da planta no solo; Absorção de nutrientes, minerais e água; Reserva de água e nutrientes.

Morfologia externa de uma raiz. O sistema radicular é formado por órgãos subterrâneos que realizam a fixação dos vegetais no solo. As raízes são estruturas vegetativas exclusivamente aclorofiladas (com ausência de pigmentação fotossintética) e responsáveis pela absorção de água e sais minerais.

Não possuem raízes, caules, folhas
As briófitas são plantas originadas de algas e foram as primeiras a se desenvolver em locais terrestres durante o período geológico Siluriano.

Os frutos desempenham uma função estratégica nas plantas, sendo exclusivo das Angiospermas. Entre a polinização das flores e a maturação das sementes, o fruto funciona como um arcabouço que reveste e protege o óvulo polinizado.

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.

A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação). A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e é responsável pela fixação ao substrato, absorção, condução e armazenamento de nutrientes.

Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta. Sem plantas não existiria vida!

A raiz de uma função é o valor (ou valores) da variável independente (normalmente denotada por "x" em equações) que fazem com que a função resulte em zero. Em outras palavras, a raiz de uma função é o ponto onde a curva da função cruza o eixo das coordenadas (geralmente o eixo x) e assume o valor y igual a zero.