Qual é a principal função das costelas flutuantes?

Perguntado por: ecamilo9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado.

As costelas são classificadas em: 7 Pares Verdadeiras: articulam se diretamente ao esterno. 3 Pares Falsas Propriamente Ditas: articulam-se indiretamente (cartilagens) 2 Pares Falsas Flutuantes: são livres.

Desses 12 pares de costelas 7 são verdadeiras, 3 são. falsas e 2 são flutuantes.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

Pra começar, é preciso reconhecer que existem dois padrões de movimento descritos para as costelas: o movimento de “braço de bomba” que ocorre principalmente nas costelas superiores e o movimento do tipo “alça de balde” que ocorre principalmente nas costelas inferiores.

Porque na verdade elas estão um pouco acima do peso, um pouco como alguns homens que têm seios e barriguinha. A distribuição do peso atinge diferentes partes do corpo em ambos os sexos. O nível de excesso de peso é o que faz a diferença.

Costela atípica – 1ª, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas típicas, a 1ª costela é achatada e o tubérculo funde-se ao ângulo; o corpo da 2ª costela possui uma tuberosidade para fixação do músculo serrátil anterior; a 11ª e a 12ª costelas não possuem colo e tubérculo e a 12ª costela é mais curta que a maioria.

Todos os elementos da coluna vertebral servem o objetivo de proteger a medula espinhal, concebida para proporcionar uma comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

AS COSTELAS
Costelas falsas (vertebrocondrais), sjo aquelas em que suas cartilagens costais njo se articulam com o osso esterno, e sim com a cartilagem costal do sétimo par de costelas. Ex: 8T, 9T e 10T pares de costelas.

Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

estribo

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

A estrutura óssea do quadril consiste nos ossos pélvicos (ilíacos), sacro e cóccix. O osso pélvico é formado pela união dos ossos ílio, ísquio e púbis. Cada pessoa apresenta um par de ossos pélvicos, articulados entre si pela sínfise púbica, e ligados ao sacro.

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

As duas últimas costelas, chamadas de flutuantes, não se unem ao esterno.

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.

As duas últimas costelas falsas (11-12) também são chamadas de costelas flutuantes. Estas são costelas curtas que não se prendem de forma alguma ao esterno.

A coluna vertebral é fundamental para a nossa sobrevivência, pois protege uma estrutura muito importante do sistema nervoso central: a medula espinhal. A coluna vertebral é formada por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix.

O controle dos movimentos respiratórios é realizado pelo centro respiratório, composto por diversos grupos de neurônios localizados bilateralmente entre a ponte e o bulbo.

Para que a respiração pulmonar aconteça, é necessária a realização de dois movimentos: a inspiração e a expiração. Esses movimentos, que são conseguidos com a contração e o relaxamento de músculos, proporcionam as condições adequadas para que o ar entre e seja expulso pelos pulmões.

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação). O diafragma está preso à base do esterno, às partes inferiores da caixa torácica e à coluna vertebral.

Estima-se que cerca de 20-30% das pessoas têm uma ou mais costelas que sobressaem um pouco mais do que as demais.