Qual é a principal função da meiose?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

A meiose acontece quando as células entram em fase de reprodução, processo fundamental para que os gametas e esporos sejam formados e para a divisão do zigoto.

A meiose é responsável pela a produção dos gametas (células sexuais).

b) a meiose possibilita a recombinação genética, ingrediente constituinte da variabilidade genética. c) mitose e meiose se alternam no processo de reprodução assexuada dos seres unicelulares.

Prófase I: Por ser uma fase bastante extensa e a mais importante da meiose I, ela é subdividida em 5 etapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacenese. – Leptóteno ocorre a condensação dos cromossomos e formação dos cromômeros (regiões mais condensadas dos cromossomos).

Meiose é um processo de divisão celular em que uma célula origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula que as originou. Assim sendo, a meiose é um processo que produz células haploides com base em células diploides.

Fases da meiose
O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.

A mitose ocorre na maior parte da células somáticas do corpo. Já a meiose ocorre somente nas células germinativas e esporos.

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.

Benefícios. O sistema também proporciona uma elevada economia no consumo de mudas no plantio da desdobra, bem como reduz a estrutura operacional, que envolve plantadoras, caminhões, transbordos, carregadeiras e tratores. O custo total dessa técnica é inferior quando comparado ao plantio tradicional da cana-de-açúcar.

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Na mitose, uma célula divide-se originando duas células-filhas diploides, e, na meiose, o final do processo gera quatro células haploides.

A meiose ocorre em células germinativas.

A meiose é um dos principais factores de variabilidade genética, através da combinação da informação contida nos cromossomas homólogos existentes nas células que sofrem este processo, permitindo a produção de células geneticamente diferentes entre si e com metade do número de cromossomas da célula inicial.

A meiose é, portanto, uma divisão celular na qual uma célula diploide (2n) produz quatro células haploides (n), ou seja, com número reduzido de cromossomos. Assim, esse evento é chamado de divisão reducional, e sua sigla é R!.

Três citologistas merecem referência especial nos estudos pioneiros sobre os cromossomos na meiose: os biólogos alemães Theodor Heinrich Boveri (1849-1922) e Oscar Wilhelm August Hertwig (1849-1922) e o biólogo belga Edouard van Beneden (1846-1912).