Qual é a principal função da fíbula?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A fíbula não tem função de sustentação de peso, sua principal função é de fixação muscular. Ela é fixada pela sindesmose tibiofibular na tíbia, cujas fibras são organizadas para resistir à tração descendente final da fíbula.

A tíbia e a fíbula são ossos localizados na perna logo abaixo do joelho. A quebra desses ossos pode ser causada por uma pancada, acidente de carro ou moto, queda ou esmagamento, podendo ser exposta ou não. Em alguns casos é necessário fazer a fixação do osso com um aparelho externo, chamado de fixador externo.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Crianças com fraturas da tíbia e/ou fíbula têm dor, inchaço e/ou deformidade no local da lesão. A maioria dos pacientes é incapaz ou não quer andar, com exceção das crianças com uma fratura fibular isolada.

O corpo da fíbula é triangular ao corte transversal. Possui três margens: anterior, interóssea e posterior; e três faces: medial, posterior e lateral. A extremidade distal é formada pelo maléolo lateral, que forma a articulação talocrural em conjunto com o pilão tibial e o maléolo medial da tíbia.

tíbia

A fina fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para fixação de músculos. Não possui função de sustentação de peso. Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

Descrição do Osso de Ishango
O Osso de Ishango, é uma fíbula petrificada de babuíno, com 10 cm de comprimento. É um osso petrificado, de cor castanha, mais especificamente, a fíbula de um babuíno, de 10 cm de comprimento.

Como identificar se a fíbula é da perna direita ou esquerda quando a fíbula estiver só, não estiver associada à tíbia ou a qualquer outro osso do membo inferior para associação.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

Os ossos do pé podem ser classificados em três grupos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. São ossos tarsais o tálus, calcâneo, cuboide, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral. Em cada pé existem cinco ossos metatarsais.

(Fraturas da fíbula; fraturas da tíbia)
O tratamento geralmente é a colocação de gesso ou bota ortopédica para as fraturas estáveis e muitas vezes redução aberta e fixação interna para as fraturas instáveis.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

O ideal é dormir de barriga para cima. É a posição mais fácil para dormir, já que você tem pontos de sutura no joelho e a perna pode estar inchada. Se você dormir de bruço, é possível que o curativo saia ou entre em atrito com o lençol. Além disso, vai pressionar a parte mais sensível do joelho.

60 dias após a cirurgia
Já deve ser iniciado o treino de marcha sem muletas (desde que o Dr. Felipe Brasil tenha liberado pois alguns casos há atraso na consolidação óssea); É esperado andar claudicando (mancando) e pode sentir a perna operada um pouco maior.

A técnica que utilizamos permite, através de acesso único, ressecar a lesão tibial e abordar a fíbula pela membrana interóssea, com desperiostização mínima. Não há necessidade de dissecção de vasos e realiza-se a transposição da fíbula para o eixo central da tíbia em único tempo cirúrgico.