Qual é a principal contradição do poema a Jesus Cristo nosso Senhor?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

c) Qual a principal contradição do poema? A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta).

Alguns temas para abordar em poemas são: amor. morte. saudade.

c) Qual a principal contradição do poema? A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta). Quanto maior for o pecado cometido, tão maior deve ser o poder de Deus para perdoá-lo.

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos. Neles, o autor criticava, sem medo, a corrupção política dos governadores da Bahia e a corrupção moral do clero.

01 – O que e quem o poeta está criticando com seus versos? Critica os desmandos, a corrupção e as autoridades.

São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.

Resposta: O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

Temática é a ideia predominante de um texto acadêmico, de informação jornalística, técnico, literário etc. É a ideia central, bem definida, simples ou complexa, desenvolvida de forma clara, para o bom entendimento do leitor.

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

Uma das constantes na poesia barroca tanto no Brasil quanto em Portugal foram os temas religiosos e, muitas vezes, profanos. Esse tipo de lírica era construída sempre com base na dualidade entre homem e Deus.

a) Como se explica a aparente contradição nos versos “A matéria variada e bela / É uma das formas visíveis do invisível”? Conciliando elementos opostos (o visível e o invisível), o mundo material é para o eu lírico apenas uma das manifestações do mundo espiritual.

Principais aspectos formais:
frequente uso de figuras de linguagem, como a antítese, o paradoxo, a metáfora e a metonímia.

O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência. Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e à inconstância.