Qual é a principal complicação de fraturas do cotovelo?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A principal complicação deste tipo de fratura é a rigidez articular pós cirúrgica. “Consiste em fratura da ulna associada a uma luxação da cabeça do rádio”. Embora seja uma lesão relativamente rara, pode apresentar complicações graves incluindo danos nos nervos radial e ulnar (Dutton, 2008).

Anatomia do nervo radial
A mais ou menos 10 cm do cotovelo, faz um trajeto em espiral ao redor do úmero, cruzando para a região anterior-lateral do braço, local onde fica mais suscetível a lesões no casos de fraturas.

Para fraturas com desvio maior que 2 mm, bloqueio dos movimentos do cotovelo ou com lesões ligamentares associadas é indicado o tratamento cirúrgico.

O procedimento cirúrgico a ser realizado para tratamento de fratura de cotovelo varia de acordo com o tipo e gravidade da fratura, assim como, com a associação de outras lesões, pois pode ser necessário o uso de parafusos, placas metálicas ou até um fixador externo articulado para garantir a estabilidade dessa ...

A recuperação de fraturas no ombro e cotovelo oscila entre 45 a 60 dias, na maior parte dos casos. Esse é o tempo médio de cicatrização óssea, durante o qual o osso afetado precisa estar imobilizado.

Sinais e sintomas das rupturas do tendão do bíceps
Rupturas no tendão do bíceps braquial causam dor súbita e intensa na parte superior do membro superior e no ombro ou perto do cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor piora ao levantar ou puxar um peso. Outros sintomas são hematoma, edema e fraqueza.

O complexo ligamentar lateral do cotovelo é composto por: ligamento colateral lateral radial. ligamento colateral lateral ulnar.

Dependendo da lesão, pode ser necessário imobilizar o cotovelo, aplicar uma infiltração, aplicar medicações que estimulem a cicatrização (Ácido hialurônico) ou até mesmo realizar uma cirurgia, por isso é indispensável a consulta a um ortopedista especializado em cotovelo.

Na região do cotovelo existe o nervo Ulnar, um feixe de fibras nervosas, que fica bastante exposto, sendo fácil de tocá-lo diretamente. Quando batemos o nosso cotovelo, estimulamos o nervo Ulnar, o qual envia ao cérebro uma descarga elétrica, provocando falsos relatos de dor.

As lesões dos nervos do plexo braquial interrompem os sinais que vão do cérebro para os músculos impedindo que a musculatura do braço, antebraço e mão funcionem adequadamente. O sinal da pele até o cérebro também é interrompido causando perda de sensibilidade na área afetada.

Estabiliza o ligamento anular durante o estresse em varo. O ligamento anular é uma estrutura forte em forma de anel osteofibroso que envolve e estabiliza a cabeça do rádio na incisura radial da ulna. Tem a extensão de 4/5 de um círculo.

Mas quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, no caso de ser via artroscópica? Costuma ser bem mais rápida, por volta de 30 minutos a uma hora.

Os exercícios começam em dois ou três dias, pronação e supinação, e duas semanas após podem ser realizadas flexão e extensão em ADM reduzidas, flexão total apenas depois de dois meses e exercícios resistidos em até três meses após a consolidação.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.