Qual é a principal causa de conflitos?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

stress; uso ou abuso de autoridade, como a familiar ou a hierárquica nas empresas; falta de cooperação, engajamento ou motivação; altas expectativas e baixa performance.

Conflitos relacionados a disputas pela posse, ocupação e exploração da terra são a principal causa da violência praticada contra populações indígenas e comunidades tradicionais no Brasil na última década.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Os conflitos são o oposto da cooperação e estão inerentes à natureza humana, sendo assim uma coisa é certa: eles acontecem e sempre irão acontecer! Quando há conflitos nas relações é porque acontecem divergências de objetivos, interesses e/ou recursos, podendo acontecer entre duas pessoas ou entre grupos.

O conflito pode ser definido de várias formas. Uma das principais definições aborda o conflito como o resultado da diferença entre valores, crenças, opiniões, objetivos e/ou necessidades. Os envolvidos em um conflito normalmente acreditam que estão agindo corretamente, sendo justos ou se posicionando do lado do bem.

Ásia. Na Ásia, o principal ponto de conflito está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses. É comum observar nas páginas de jornal, revistas e meios de comunicação em massa os conflitos armados entre palestinos e israelenses.

O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.

“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).

Os conflitos étnicos são justificados por diversas motivações, especialmente políticos, territoriais e religiosos. Os atos de violência são recorrentes, provocando a morte de milhões. O conflito entre israelenses e palestinos dura mais de 70 anos, sendo a cidade de Jerusalém o principal foco da disputa.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

Os conflitos interpessoais são situações na qual duas ou mais pessoas divergem na percepção proposta de ação sobre algum ponto em comum, pode ser compreendido como resultado de ausência de concordância no sistema de interação entre as pessoas, onde no qual podem surgir diferentes motivos rotineiros que podem ...

Cabe destacar que para esses autores o processo de conflito é composto por cinco estágios são eles: Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade; Estágio II: Cognição e personalização; Estágio III: Estratégia; Estágio IV: Comportamento; Estágio V: Consequências.

Segundo o documento, o estado do Pará liderou o ranking de conflitos em 2021, com 156 casos. Na sequência, aparecem a Bahia, com 134 casos, e o Maranhão, com 97. Entre os principais agentes dos conflitos estão os fazendeiros, com 25%, seguidos dos grileiros, com 19%, e garimpeiros 15%.

Toda a população civil sofre conseqüências com a “economia de guerra” gerada em uma situação de conflito armado, que acarreta alta da inflação, desvalorização da moeda e fuga do capital estrangeiro, além do fechamento de empresas em locais de risco, agravando o índi- ce de desemprego.

Todo conflito nasce da forma como lidamos com as diferenças que encontramos em nossas vidas. Diferenças de pontos de vista, diferenças culturais, diferenças de comportamento, diferenças de orientação política, diferenças de valores, entre muitas outras.

Além disso, algumas atitudes são essenciais para uma convivência mais harmônica:

  1. Atenção à comunicação verbal e não verbal. ...
  2. Não interrompa o interlocutor. ...
  3. Ouça as opiniões do outro, crie empatia e abertura ao diálogo. ...
  4. Tenha clareza. ...
  5. Seja gentil na comunicação.