Qual é a principal causa da sinusite crônica?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

As causas comuns são infecções bacterianas, fúngicas ou virais, alergias, pólipos nasais, desvio de septo nasal e problemas anatômicos nasais. O tratamento pode envolver medicamentos, como descongestionantes, corticosteroides nasais, antibióticos e, em casos mais severos, cirurgia.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Os medicamentos podem incluir corticosteroides nasais, descongestionantes, analgésicos e, se necessário, antibióticos. Em casos mais graves ou persistentes, a cirurgia pode ser recomendada para melhorar a drenagem dos seios nasais e aliviar os sintomas.

Os perigos de uma sinusite mal curada
Pode atravessar a lâmina papirácea que separa a órbita e causar alterações visuais, e levar até a cegueira. Então, um quadro de sinusite complicada é um quadro muito grave que precisa de toda atenção, internação e antibióticos.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

Sinusite, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada
A sinusite é uma inflamação das cavidades paranasais, e quando não tratada adequadamente, pode levar a complicações sérias, com a disseminação de infecções para áreas próximas, como a órbita ocular e o cérebro".

“Em casos raros, a sinusite, quando não tratada corretamente, pode evoluir para uma meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

Câncer dos seios paranasais é um câncer que se origina nos seios paranasais, geralmente ocorrendo nos seios maxilares e etmoidais. podem estar relacionados. A sinusite crônica não é considerada uma causa desses cânceres. (Consulte também Considerações gerais sobre cânceres de boca, nariz e garganta.

Remédios naturais para combater a sinusite

  1. Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  2. Chá de alecrim. ...
  3. Gengibre e cebola roxa. ...
  4. Cebola e alho. ...
  5. Aspirar uma cebola. ...
  6. Sobre a sinusite.

Quem tem sinusite crônica ainda pode ser orientado a lavar as narinas com soro fisiológico ou uma solução feita de água e sal. No entanto, essas práticas são complementares ao tratamento, que deve ser prescrito por um médico.

Em resumo, a lavagem nasal com soro fisiológico é uma técnica simples e eficaz para aliviar os sintomas de congestão nasal, rinite e sinusite.

A sinusite crônica é uma condição inflamatória dos seios paranasais que ocorre por variações anatômicas que obstruem os óstios e impedem a drenagem sinusal. Ou ainda, pode ser causada infecções recorrentes de fungos (no caso de pessoas imunocomprometidas) ou bactérias.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Também um simples exame de sangue pode indicar, pelo aumento do número de eosinófilos, se o paciente tem alergia, condição que favorece o aparecimento de sinusites crônicas. O raio-x de seios da face é um ótimo meio de se fazer o diagnóstico da sinusite.

Frutas cítricas e brócolis ajudam a amenizar sintomas de sinusite.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Sim. Pegar friagem pode nos deixar doentes, mas não tem associação com gripe, resfriado ou outros problemas respiratórios.