Qual é a principal causa da eczema?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Também conhecido como dermatite atópica, o eczema atópico é o tipo mais comum na população. Ele é desencadeado por uma reação alérgica do indivíduo, gerando sinais de vermelhidão e coceira. Normalmente, é comum que este problema esteja ligado à presença de outras doenças como asma, rinite e bronquite.

Para os dermatologistas, os três tipos de eczema são, na verdade, chamados de "dermatite": dermatite atópica (comumente chamada de eczema atópico), dermatite de contato irritativa (eczema de contato irritativo) e dermatite de contato alérgica (eczema de contato alérgico).

Eczema atópico em crianças e adolescentes
Migram para diferentes zonas do rosto: pálpebras, à volta da boca ou atrás das orelhas, mas também no canto do cotovelo, na parte de trás dos joelhos, nas mãos, pulsos e tornozelos.

Não coçar a pele nas áreas que provocam comichão. Usar luvas no exterior, especialmente nos meses de inverno. Utilizar sabão neutro no banho e secar a pele em vez de a esfregar. Aplicar um creme hidratante imediatamente duas a três vezes por dia.

Em caso de eczema, existem alimentos a evitar? Quatro regras de base devem ser respeitadas

  • Diminuir o seu consumo de leite de vaca.
  • Diminuir o seu consumo de açúcares rápidos.
  • Diminuir o seu consumo de gordura saturada.
  • Diminuir o seu consumo de pesticidas e modificadores endócrinos (que modificam as nossas hormonas)

Bepanthene Eczema é uma solução inovadora que, sem cortisona, alivia a comichão causada pelo eczema atópico, hidrata e repara a pele, ajudando a reduzir a necessidade de coçar. É utilizado no alívio da comichão e da vermelhidão da pele causados por dermatite atópica.

O eczema atópico é transmitido entre gerações: Isto porque contém uma componente hereditário. Se houver membros na sua família com eczema atópico, isso irá apenas significar que a sua pele é menos eficaz na produção de substâncias oleosas hidratantes, o que a irá deixar muito seca.

Habitualmente, essas pequenas bolhas persistem por 3 a 4 semanas e depois desaparecem, provocando descamação da pele. Não sabemos o que causa a desidrose e, na maioria dos casos, um fator causador não costuma ser encontrado.

Todos os eczemas podem evoluir em 3 fases, relacionadas ao processo inflamatório: aguda ou exsudativa onde predomina eritema e vesícula; subaguda com prevalência de crostas e crônica ou seca, com predomínio das escamas e liquenificação.

O eczema é um termo genérico para descrever um tipo de lesão na pele, caracterizado por vermelhidão, descamação, entre outros sinais e sintomas. O ideal é que um médico dermatologista avalie para definir o diagnóstico, ou seja, qual o tipo de eczema envolvido.

O eczema pode ser um reflexo do stress. Se tem ou se algum familiar seu tiver eczema, ou dermatite atópica, não há dúvida de que os fatores psicológicos podem desencadear o aparecimento ou exacerbar o eczema, causando surtos de muita comichão.

Paciente com dermatite atópica não podem tomar leite ou comer ovo? Depende. A maioria dos pacientes com dermatite atópica não apresenta alergia alimentar associada e não têm restrições alimentares. Porém, alergia alimentar é mais comum nos atópicos, sobretudo nas crianças pequenas.

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Não, a dermatite atópica não tem cura. Mas a médica garante que tem tratamentos eficazes que ajudam a controlar os sintomas da doença, como o uso de medicamentos tópicos com corticoides e a fototerapia – um procedimento feito com raios ultravioleta.

Exemplos desses alimentos são: as refeições congeladas, refrigerantes, fast-food, biscoitos, bolos e salgadinhos.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2463/21, que prevê assistência às pessoas com dermatite atópica no Sistema Único de Saúde (SUS). O acompanhamento deverá ser feito pelo menos nas áreas de psiquiatria, de psicologia e de dermatologia ou de alergia.

Polaramine é destinado para alergia, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica (um tipo de inflamação na pele) e eczemas alérgicos (dermatite).

Continuar lendo O que é eczema areolar?