Qual e a principal característica dos números fracionários?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os números fracionários são definidos como aqueles que representam uma ou mais partes do todo, isto é, ao dividir um objeto em um determinado número de partes, cada conjunto dessas partes é um número fracionário. As pizzas grandes, por exemplo, geralmente estão divididas em 8 ou 10 partes.

Os números fracionários são representados por dois números inteiros (termos da fração) separados por um traço horizontal (traço de fração). O número de cima (numerador) pode ser qualquer número inteiro e o número de baixo (denominador) deverá ser diferente de zero.

Pertence ao conjunto dos números racionais, qualquer número que possa ser escrito na forma de fração, onde o numerador e o denominador são números inteiros.

Uma fração é formada por duas partes: numerador e denominador. O numerador, que fica na posição de cima da fração, representa a parte do todo, enquanto o denominador, embaixo, representa todas as partes do todo.

Fracionários. Os numerais fracionários indicam a diminuição das proporções numéricas, ou seja, representam uma parte de um todo. Por exemplo, ¼ (lê-se um quarto), ½ (lê-se meio ou metade), ¾ (lê-se três quartos).

O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).

Dessa forma, todo número natural tem um sucessor, portanto, a sequência dos números naturais é infinita. Representado por N, o conjunto dos números naturais possui os seguintes elementos: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, …} dos números naturais não-nulos, ou seja, sem o zero.

Esse sistema de numeração servia para efetuar cálculos que envolviam números inteiros. A técnica era efetuar todas as operações matemáticas através de uma adição. Conforme Boyer (1996), o sistema fracionário surgiu no Antigo Egito, às margens do rio Nilo, por volta do ano de 3.000 a.C. sob o reinado do faraó Sesóstris.

Os números fracionários são definidos como aqueles que representam uma ou mais partes do todo, isto é, ao dividir um objeto em um determinado número de partes, cada conjunto dessas partes é um número fracionário. As pizzas grandes, por exemplo, geralmente estão divididas em 8 ou 10 partes.

O denominador (a parte de baixo) nunca pode ser zero, pois não há divisão por zero. Uma fração é uma maneira de representar um número por uma divisão, na qual o numerador está sendo dividido pelo denominador. Viu?

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Resumindo, os números racionais são aqueles que podem ser escritos em forma de fração. A definição anterior nos mostra que um número cujo o denominador é P, e o denominador é Q, onde Q é diferente de 0. Como não existem frações com denominador igual a 0, podemos concluir que as frações são números racionais.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.

Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.

Sempre que operamos dois racionais, encontramos outro racional. Operações com frações, isto é, com o conjunto dos números racionais, fazem parte de um conjunto fechado para as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Os numerais são uma classe gramatical muito utilizada no dia a dia, já que servem para contar e quantificar elementos. Podem ser classificados como cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários, sendo cada tipo usado em contextos numéricos distintos.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.

Frações com o mesmo numerador
Já quando duas frações tiverem o mesmo numerador, a maior é aquela que tem o menor denominador. Por exemplo, com as frações 1/4 e 1/5, você sabe que 1/4 é maior.

O conjunto dos números naturais é formado por todos os números inteiros não negativos. Em outras palavras, todo número que é inteiro e positivo é natural, além disso, como o zero é inteiro, mas não é negativo, ele também é um número natural.

Os números, então, se ampliaram para várias necessidades humanas, entre elas, destacam-se as de função social, que são: contagem, medidas, códigos e ordens.