Qual é a principal característica do perfil demográfico brasileiro?

Perguntado por: oflores8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Os principais dados demográficos do Brasil são levantados e divulgados pelo IBGE. O instituto contabiliza uma população absoluta de 213.317.639 habitantes (2021), os quais se distribuem por uma área de 8.510.345,538 km². Assim, sabe-se que a densidade demográfica do território brasileiro é de 22,43 hab./km².

A população brasileira cresceu 62 vezes em 1800 e 2021. O maior crescimento ocorreu no século XX. Na primeira metade do século XXI o ritmo de aumento vem caindo rapidamente e na segunda metade haverá decrescimento populacional. O Brasil está avançando rapidamente na transição demográfica.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia?

Um dado demográfico é algo que descreve uma população com base em uma série de variáveis-chave, tais como idade, gênero, renda, raça e sexo. É uma forma de estudar um conjunto de pessoas de forma abrangente para entender os perfis diferentes e assimilar quais se destacam.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

O Brasil é considerado um país (com grande população absoluta), porém fracamente (baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km² (CENSO, 2010), abaixo da média mundial estimada em aproximadamente 40,26 hab/km² .

Os dados do IBGE mostram que, de 0,88% ao ano em 2010, a população do Brasil passou a crescer somente 0,77% ao ano em 2020, taxa essa que caiu para 0,71% em 2022. A taxa de fecundidade é de 1,75 filho por mulher, bem abaixo do valor de 2,1, considerado a taxa de reposição.

Entre as unidades da federação, o Distrito Federal aparece com a maior densidade demográfica (489hab/km2) com seus 2,8 milhões de habitantes que vivem em um território de apenas 5 761 km2 de área. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 367 hab/km2.

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

O censo demográfico é uma importante pesquisa realizada a fim de obter conhecimento acerca da população de um país. O censo demográfico é uma pesquisa realizada periodicamente para a coleta de dados da população de um determinado território.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

População relativa ou densidade demográfica: distribuição da população sobre o espaço. É calculada com base na divisão da população total pela área do local considerado. Crescimento populacional: aumento do número total de indivíduos em uma população em um determinado intervalo de tempo.

Quando se consideram os princípios básicos da população brasileira, é correto afirmar que o Brasil é um país populoso e pouco povoado. Isso ocorre em função de: a) grande população relativa e pequena população absoluta.

Os dados demográficos são importantes porque fornecem um amplo entendimento das diferentes características de uma população. Essas informações são particularmente úteis para os governos tomarem decisões políticas cruciais relativas à população.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.

A população do Brasil corresponde ao conjunto de pessoas que vive no território brasileiro. De acordo com o IBGE, a atual população brasileira é de 203.062.512 habitantes.

Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final. Sob a supervisão de Pedro Pincer, da Rádio Senado, Carol Teixeira.

A estimativa é que existam no país seis milhões de mulheres a mais que os homens. A diferença, no entanto, é que a maior parte dos homens tem idade entre 25 e 39 anos, enquanto, entre as mulheres, a maioria está com idade entre 40 e 59 anos.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.